segunda-feira, 28 de maio de 2007

Novo Blog para assuntos diversos!!!

Para evitar mudar o foco do nosso BLOG: "Investimentos da vida"; decidi criar este blog para publicar outros assuntos não relacionados diretamente aos assuntos de sala de aula. Aqui vão as bobagens vistas nesta vida, alguns pontos de reflexão, dramas, comédias enfim; achei o lugar onde posso misturar "Alho com Bugalho". ´
AHHHHH!!!! AS FOTOS DO SIGMA MUNDI QUE PROMETI ESTÃO LÁ!!! FICOU MUITO LEGAL!!!

Assim, quando as provas acabarem e você quiser algo interessante para ver na internet, siga para:





http://alhocombugalho.blogspot.com





Abraços



"Vida Longa e Próspera"

domingo, 27 de maio de 2007

Estudo dirigido (para a 7ª série ou 8º ano do Ensino fundamental)

(Aqueles que não estiverem prontos serão alvos fáceis ao império!!!)


Questão 01- Desde o local de produção até a fecundação, qual é o trajeto de um espermatozóide? Cite órgãos e estruturas orgânicas neste trajeto)



Questão 02- Fazendo um comparativo entre órgãos masculinos e femininos, qual é o órgão equivalente em relação a origem embrionária ou função? (complete o quadro abaixo


EX: Masculino Feminino

Pênis Clitóris

Escroto ?

? útero

? Trompa ou tuba uterina

testículo ?

Ducto ejaculatório ?




Questão 03- Quais são as 4 glândulas envolvidas no sistema reprodutor masculino? O que cada uma destas produz e que é importante ao padrão hormonal masculino e a formação do espermatozóide?


Questão 04- Quais são as 4 glândulas envolvidas no sistema reprodutor feminino? O que cada uma destas produz e que é importante ao padrão hormonal feminino, na formação do óvulo e no preparo do corpo feminino para a gravidez?





Questão 05- Quais são os hormônios femininos que induzem a produção e liberação do óvulo? Quais são os hormônios que preparam o útero e o corpo feminino para a gravidez?


Questão 06- Da questão anterior, como os hormônios femininos interagem entre si e que têm como consequência o ciclo reprodutivo ou menstrual feminino? (Veja um gráfico envolvendo os 4 principais hormônios femininos ao longo do ciclo menstrual)






Questão 07- Descreva o que ocorre durante um parto normal desde as primeiras contrações até a expulsão do feto e placenta? Quais são os procedimentos médicos durante o parto normal?


Questão 08- Quais são os procedimentos clínicos e cirúrgicos durante o parto cesarianos? Quais são as vantagens e desvantagens do parto cesariano em relação ao parto normal?








Questão 09- Qual é a diferença entre o gêmeo univitelino e bivitelino? Como estes casos de gêmeos ocorrem durante a fecundação? Como é o desenvolvimento destes em relação a formação da placenta? (Indique semelhanças ou diferenças entre gêmeos uni e bivitelinos).





Questão 10- Na figura abaixo estes gêmeos são uni ou bivitelinos? Justifique sua resposta.





Questão 11- Quais são os métodos anticoncepcionais físicos, químicos, naturais e definitivos? Descreva como estes são usados, quais são mais eficientes como método anticoncepcionais, vantagem e desvantagem de cada um destes métodos?



Questão 12- Quais são as principais funções da água no organismo vivo? Todos os órgãos tem a mesma quantidade de água? Por quê?



Questão 13- Cite 7 sais minerais essenciais ao nosso organismo? Quais as doenças ou deficiências que a falta destes sais poderiam causar ao organismo humano?



Questão 14 - Qual a diferença entre nutriente orgânica e inorgânico? Cite exemplo de cada um deles?

Questão 15- Quais são os principais exemplos e funções de;

  • Carboidrato
  • Lipídeo
  • Proteína
  • Vitaminas

Questão 16- Qual são as vitaminas lipossolúveis e suas funções? Quais são as vitaminas hidrossolúveis e suas funções? O que a deficiência destas vitaminas pode ocasionar em termos de doenças e disfunções da saúde?


quinta-feira, 24 de maio de 2007

TIPOS CELULARES

CÉLULA PROCARIÓTICA


As bactérias são consideradas as células mais primitivas pois apresentam uma estrutura celular procariótica, ou seja, o seu material genético está disperso no citoplasma (sem membrana celular). Além disso, elas também não apresentam estruturas intracelulares observadas em eucariotos, como mitocôndria, retículo endoplasmático e aparato golgiense.


Observação de uma célula procariótica.




Célula Eucariótica

A célula eucariótica possui três componentes principais:
O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática, e a membrana plasmática e suas diferenciações.
Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica.
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a ação mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.
As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.





Tipos de Células Eucarióticas: célula animal e célula vegetal

As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes em mecanismos moleculares como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.
A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com um suco celular, solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Ao contrário das células animais, que utilizam o glicogênio como reserva energéticas, as células vegetais armazenam amido. E na comunicação entre as células, nos vegetais é feita através de conexões chamadas plasmodesmas, e nas células animais, as junções comunicantes são responsáveis por esse papel.


Célula vegetal





Célula animal

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Estudo Dirigido Para a Prova Discursiva do 2º período - 1º ano do Ensino Médio - Sigma 2007


Queridos alunos;



Segue um "pequeno" estudo dirigido para ajudá-los a se guiar diante ao extenso conteúdo para a prova discursiva. Sugiro que vocês leiam os textos do livro, textos do blog, anotações do caderno e exercícios do livro (ver correções no seu caderno e gabaritos neste blog). Feito isso, tentem responder as questões abaixo.

Outro modo é partir das questões para um trabalho de pesquisa no seu material. Enfim, estamos aqui para ajudá-los (as). Sucesso e que a força esteja com vocês.



Estudo Dirigido!!! (ESTUDEM OU SEGUIRÃO PARA O LADO SOMBRIO DA FORÇA)

Questão 01- O que é e qual a função dos ácidos nucléicos nos seres vivos?

Questão 02- Descreva 5 características do DNA (vista nos modelos de Watson e Crick - ver texto no blog ou caderno) e 5 características do RNA. Cite 4 diferenças entre o DNA e o RNA incluindo função dentro da genética molecular


Questão 03- Sabendo que o DNA é constituido de 2 fitas (ou 2 sequência inter-ligadas de nucleotídeos), o que une uma fita a outra deste ácido nucléico?


Questão 04- Quantas pontes ou ligações de hidrogênio existe entre citosina e guanina e entre timinia e adenina quando nos referimos a ligação entre fitas de uma macromolécula de DNA?

A partir das fitas de DNA abaixo, respoda; (questões de 05 a 08)



CCTAGACGAACGACGACGACGAACGAGGC

GGATCTGCTTGCTGCTGCTGCTTGCTCCG



GGCGCGCCGGGGCGTTACTAGCGAGCTAC

CCGCGCGGCCCCGCAATAGATCGCTCGATG



Questão 05- Qual é a porcentagem de citosina, guanina, timina, adenina e uracil vista no RNA transcrito das moléculas de DNA acima, considerando que a fita molde é aquela com maior quantidade de citosina?


Questão 06- Qual é a sequência de aminoácidos vista nos peptídeos produtos da tradução baseadas nas moléculas de DNA acima? (veja a tabela de relação de códons e aminoácidos no seu livro)?


Questão 07- Qual é a denominação dos aparelhos enzimáticos vistos no processo de transcrição e replicação das moléculas de DNA acima?


Questão 08- Como os nucleotídeos se ligam entre si na mesma fita e entre fitas distintas na mesma macromolécula de DNA?


Questão 09- Quantas pontes ou ligações de hidrogênio existem entre as fitas de cada molécula de DNA? (DICA - Sendo que a Adenina se liga por meio de duas pontes de hidrogénio à Timina, e a Citosina se liga através de três pontes com a Guanina.)



Questão 10- Explique a principal razão por quê há necessidade do processo de transcrição nas células. (Dica - Tome como base de argumentação a razão pela qual a tradução não é feita sobre o DNA, necessitando de um intermediário de inforação genética- O RNA).


Considere a molécula de RNA abaixo, RESPONDA; (questão 11 a 13)



AUGCUAGACCCCGGGUUAUACCCGGCGAACGGCAACAAUUACGGAUGA



Questão 11- Qual é a molécula de DNA que deu origem a molécula de RNA vista acima? (indique a fita molde e a fita complementar).


Questão 12- Como se denomina o processo bioquímico que originou a molécula acima? Onde, na célula, este processo ocorre? Qual é a principal conjunto enzimático envolvido neste processo?


Questão 13- Qual é o sequência de aminoácidos decorrente do processo de tradução desta molécula de RNA? (Veja o quadro de códons abaixo)





Questão 14 - Dos exemplos de proteínas abaixo, cite sua função e onde é encontrada (pesquise em seus livros e cadernos);

  • Queratina

  • Neurotransmissor

  • Bomba de sódio/potássio
  • Hemoglobina
  • Amilase

  • lipases

  • Superóxido dismutase

  • Miosina


  • Actina


  • Albumina

Questão 15- Esquematize dois aminoácidos e os ligue através de uma ligação peptídica. Quantos carbonos, hidrogênios, oxigênios e nitrogênios existem neste dipeptídeo após a ligação ser efetivada? (Considere que o grupo R de um aminoácido é o H e no outro aminoácido um NH3)

Questão 16- É possível sequenciar aminoácidos a partir da fita molde do DNA. Seria possível verificar a fita molde a partir da sequência de aminoácidos visto em uma proteína? Justifique sua resposta com base nas noções de genética molecular.

Questão 17- Muitas proteínas são produzidas e eliminadas pelas células. Esses dois processos são conhecidos, respectivamente, por síntese de proteínas e secreção celular e dependem de vários componentes celulares: gene (DNA), RNA mensageiro (RNAm), RNA transportador (RNAt), ribossomos e retículo endoplasmático granuloso (REG). Cite o papel de cada um dos omponentes nesses processos.


Questão 18- Considerando a classificação dos seres vivos e os tipos fundamentais de células, estabeleça:
a) a principal diferença entre os tipos de células.
b) a relação entre os tipos de células e os cinco reinos.

Questão 19- A doença de Fabry é uma anomalia hereditária recessiva que ocorre em função de um defeito no gene do cromossomo X que codifica a enzima alfa-galactosidase A. Na ausência dessa enzima, o lipídeo GL-3 (Globotriaosilceramida) acumulase nos vasos sangüíneos causando problemas de funcionamento de todos os órgãos do organismo. Com base nesses dados,
responda às seguintes questões:
a) Em que organela da célula é produzida a alfa-galactosidase A?
b) Em que organela da célula a alfa-galactosidase A é armazenada?

Questão 20- No interior do Estado do Mato Grosso, um pescador, após comer um sanduíche, entrou nas águas de um rio a fim de se refrescar. Não muito distante do local, um jacaré, após abundante refeição, à base de peixes e aves da região, repousa sobre as areias da margem do rio.
Considerando-se que as temperaturas da água do rio e da areia eram, respectivamente, de 18°C e 45°C e que as enzimas digestivas do homem e do jacaré têm sua temperatura ótima entre 35°C e 40°C, deseja-se saber:
a) se o jacaré teria alguma dificuldade na digestão do alimento se permanecesse no rio após a sua refeição. Justifique.
b) para o pescador, qual seria o local mais apropriado para realizar a digestão do sanduíche, no rio ou às margens? Por quê?
Questão 21- Descreva a definição de estrutura primária, secundária, terciária, quaternária de uma proteína. Qual são as estruturas funcionais? Por que?

Questão 22- Cite pelo menos 3 diferenças entre;

(a) Célula procariótica e célula eucariótica

(b) Célula animal e célula vegetal


Questão 23- "A margarina finlandesa que reduz o COLESTEROL chega ao mercado americano ano que vem." (JORNAL DO BRASIL, 23/07/98)
"O uso de ALBUMINA está sob suspeita" (O GLOBO, 27/07/98)
"LACTOSE não degradada gera dificuldades digestivas" (IMPRENSA BRASILEIRA, agosto/98)
As substâncias em destaque nos artigos são, respectivamente, de natureza:

a) lipídica, protéica e glicídica.
b) lipídica, glicídica e protéica.

c) glicídica, orgânica e lipídica.
d) glicerídica, inorgânica e protéica.
e) glicerídica, protéica e inorgânica.


Questão 24- "Captura aminoácidos que se encontram dissolvidos no citoplasma e carrega-os ao local da síntese de proteínas". Essa função é desempenhada pelo:

a) RNA mensageiro.
b) RNA transportador.

c) RNA ribossômico.
d) ribossomo.
e) DNA.


Questão 25- Para formar proteínas, a célula une aminoácidos através de reações características.
a) Como se chama a ligação entre dois aminoácidos?
b) Em que partes das moléculas dos aminoácidos se dá a ligação?

c) Qual o nome da molécula resultante desta ligação entre dois aminoácidos?
d) Qual o significado de R nas moléculas dos aminoácidos?

Questão 26- Considere as seguintes afirmativas:
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II, III


Questão 27- Descreva 3 modos pela qual uma proteína pode ser desnaturada? Qual é o problema deste processo para o organismo? Cite um sintoma visto em doenças humanas que pode levar a desnaturação sistêmica de proteínas no organismo afetado.


Questão 28- Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da molécula dada pela fórmula geral a seguir:







a) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de pontes de hidrogênio.
b) Entra na constituição de enzimas.
c) R representa um radical variável que identifica diferentes tipos moleculares dessa substância.
c) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência.
e) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ribossomos.




Questão 29- O gráfico a seguir representa a atividade enzimática de uma determinada reação em função da temperatura.
A seta indica o ponto:
a) ótimo de temperatura para a atividade enzimática.
b) de desnaturação da enzima.
c) de desnaturação do produto.
d) mínimo da temperatura para a reação enzimática.
e) máximo de substrato obtido.






RESUMÃO - PROTEÍNAS, GENÉTICA MOLECULAR E ENZIMOLOGIA BÁSICA (CAP 04, 10 E 11)




COMPOSIÇÃO PROTÉICA

Somos seres protéicos: a vida está intimamente ligada às proteínas. Estas moléculas especiais realizam as mais variadas funções no nosso organismo, desde o transporte de nutrientes e metabólitos à catálise de reações biológicas. Apesar da complexidade de suas funções, as proteínas são relativamente simples: repetições de 20 unidades básicas, os aminoácidos.

As proteínas são macromoléculas complexas, compostas de amino ácidos, e necessárias para os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.

A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carbohidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.

Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um. -

Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas. Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas monômeros.

Uma molécula protéica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos. 0 peso molecular vai de 10.000 a 2.800.000. A molécula de hemoglobina, por exemplo, é formada por 574 aminoácidos e tem peso molecular de 68.000. Justifica-se, assim, o fato de as moléculas protéicas estarem incluídas entre as macromoléculas.


Estrutura tridimensional das proteínas

As proteínas podem ter 4 tipos de estrutura dependendo do seu tipo de aminoácidos que possui, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica. As estruturas são:


Estrutura primária:






É dada pela seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula. São específicas para cada proteína, sendo geralmente determinados geneticamente. Um exemplo de proteína são os ovos,feijão soja e etc...!!! A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos semelhante a um "colar de contas", com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal". Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da molécula.


Estrutura secundária:


É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína. É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente.
Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos a dos aminoácidos e seus grupamentos amina e carboxila. O arranjo secundário de um polipeptídeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos a e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.
São dois os tipos principais de arranjo secundário regular:













Estrutura terciária:



Resulta do enrolamento da hélice ou da folha pregueada, sendo mantido por pontes de hidrogénio e dissulfito. Esta estrutura confere a actividade biológica às proteínas.
A estrutura terciária descreve o dobramento final de uma cadeia, por interações de regiões com estrutura regular ou de regiões sem estrutura definida. Podendo haver interações de segmentos distantes de estrutura primária, por ligações não covalentes.
Enquanto a estrutura secundária é determinada pelo relacionamento estrutural de curta distância, a terciária é caracterizada pelas interações de longa distância entre aminoácidos. Todas têm seqüências de aminoácidos diferentes, refletindo estruturas e funções diferentes.




Estrutura quaternária:



Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeias polipeptídicas. E essa transformação das proteínas em estruturas tridimensionais é a estrutura quaternária. Elas guiadas e estabilizadas pela mesmas interações da terciária.A junção de cadeias polipeptídicas podem produzir diferentes funções para os compostos.
Um dos principais exemplos de estrutura quaternária é a hemoglobina. Sua estrutura é formada por quatro cadeias polipeptídicas.





Funções das proteínas

Estrutural ou plástica



São aquelas que participam dos tecidos dando-lhes rigidez, consistência e elasticidade. São proteínas estruturais: colágeno (constituínte das cartilagens), actina e miosina (presentes na formação das fibras musculares), queratina (principal proteína do cabelo), fibrinogênio (presente no sangue), albumina (encontrada em ovos) e outras.

Hormonal



Exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo como, por exemplo, a insulina (embora tecnicamente a insulina seja considerada apenas um polipeptídeo, devido a seu pequeno tamanho).

Defesa



Os anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas.
O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casos de cortes e machucados.

Energética


Obtenção de energia a partir dos aminoácidos que compõem as proteínas.

Enzimática



Enzimas são proteínas capazes de catalizar reações bioquímicas como, por exemplo, as lípases. As enzimas não reagem, são reutilizadas (sempre respeitando o sítio ativo) e são específicas.
As enzimas reduzem a energia de ativação das reações químicas. A função da enzima depende diretamente de sua estrutura.
Proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica. Mais de 2000 enzimas são conhecidas, cada uma capaz de catalisar um tipo diferente de reação química.

Condutoras de gases:



O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina.
Proteínas Trans-membrânicas
Responsáveis pelos transportes de substâncias para dentro e fora da célula através da membrana de composição fosfolipídica e isolante.


A SÍNTESE PROTÉICA


A sequência dos amino ácidos em todas as proteínas - fator que é responsável por sua estrutura e função - é determinado geneticamente a partir da sequência dos nucleotídeos no DNA celular. Quando uma proteína em particular é necessária, o código do DNA para esta proteína é transcrito em uma sequência complementar de nucleotídeos ao longo de um segmento de RNA - chamado de RNA mensageiro. Este segmento de RNA serve como uma forma para a síntese da proteína subsequente: cada grupo de 3 nuclueotídeos especifica um determinado amino ácido; estes amino ácidos são ligados na sequência codificada pelo RNA. No final do processo, obtém-se a proteína completa, cuja sequência de amino ácidos foi ditada pelo RNA mensageiro. Desta maneira, o organismo é capaz de sintetizar as várias proteínas com as funções mais diversas de que precisa.



quarta-feira, 16 de maio de 2007

Organóides Relacionados a Defesa Celular

Lisossomos


Lisossomo e seu papel
São pequenas vesículas , que contém enzimas digestivas de todos os tipos. Essas enzimas digerem material que a célula engloba e, ocasionalmente, elementos da própria célula.
As enzimas lisossômicas são produzidas no retículo rugoso, passam para o complexo de golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de vesículas ( lisossomos primários). Quando uma partícula de alimentos é englobadas por endocitose, forma-se um vacúolo alimentar, um ou mais lisossomos fundem-se no fagossomo despejando enzimas digestivas nele, assim forma-se o vacúolo digestivo e as moléculas provenientes da digestão se fundem no citoplasma. O vacúolo cheio de resíduos é chamado de vacúolo residual.
Funções dos Lisossomos:
a) Heterofagica: substancias que entram na célula e são digeridas pelos lisossomos. Ex: fagocitose e pinocitose
b) Autofágica: Os lisosssomos digerem estruturas da própria celula. Ex: organelas que perdem sua função e são digeridas ou em casos de subnutrição celular.
c) Autolise: Os lisossomos rompem-se e matam as células como caso da silicose, doença pulmonar causada por inalação de pó de sílica, destruindo regiões do pulmão.
Apoptose: morte celular programada.De: JOSÉ VAGNER GOMES da Folha de S.Paulo
Estudos revelam que células de organismos multicelulares carregam instruções para autodestruir-se no momento em que passam a não ser úteis ao organismo. Assim, como é preciso gerar células para manter os processos vitais, é imprescindível eliminar as defeituosas e as doentes.
O processo no qual a célula promove sua autodestruição de modo programado é chamado apoptose. Esse fenômeno é importante na embriogênese, no desenvolvimento do sistema imunológico e na diferenciação celular, entre outros.
Na apoptose, as células encolhem e a cromatina é compactada, formando massas concentradas nas bordas do núcleo, que se parte, levando à formação de vesículas apoptóticas. Essas são fagocitadas por macrófagos antes que se desintegrem. Em indivíduos adultos, se a multiplicação das células não é compensada pelas perdas, os tecidos e órgãos crescem sem controle, levando ao câncer.
Nas células estudadas, várias enzimas proteases, chamadas caspases, têm papel central na apoptose. Essas ativam proteínas tóxicas e destroem proteínas essenciais ou aquelas que protegem a célula da apoptose, levando à sua destruição.
Pesquisas mostram que neurônios e fibras musculares são mais resistentes à apoptose porque sua perda seria danosa ao organismo. Já células substituídas com facilidade, como as do sangue, são mais propensas a morrer desse modo. A explicação para isso está no gene que codifica a proteína Bcl-2, que impede a apoptose em diversos tipos de célula, bloqueando a enzima caspase.
Distúrbios no controle da apoptose podem levar a uma série de doenças. A apoptose excessiva pode causar doenças neurodegenerativas (mal de Alzheimer e mal de Parkinson) e osteoporose. Já a ausência de apoptose pode levar a doenças auto-imunes, como lupus eritematoso, infecções viróticas prolongadas (herpes vírus) e câncer.
José Vagner Gomes é professor de biologia do Curso e Colégio Objetivo, do Universitário e do Anglo Campinas e ministra cursos de bioatualidades





Fagocitose









Digestão, excreção e exocitose (clasmocitose)


Peroxissomos

Os peroxissomos (microcorpos) são organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, segundo a reação:RH2+ O2 -> R + H2O2 peroxissomos contêm a maior parte da catalase celular, enzima que converte peróxido de hidrogênio (H202) em água e oxigênio:
catalase
2H202 · => 2H20 + O2
A atividade da catalase é importante porque o peróxido de hidrogênio (H202) que se forma nos peroxissomos é um oxidante enérgico e prejudicaria e célula se não fosse eliminado rapidamente.Os peroxissomos apresentam, ao microscópio eletrônico, uma matriz granulosa envolta por membrana, e seu tamanho em geral varia de 0,3 a 1 µm. Muitos peroxissomos exibem um cristalóide, elétron-denso e constituído de catalase. Os peroxissomos são identificados ao microscópio eletrônico por darem reação positiva para a enzima catalase.Essas organelas têm sido bem estudadas nas células do rim e do fígado de mamíferos. Entre outras enzimas, contêm catalase, enzimas da ß-oxidação dos ácidos graxos, urato-oxidase e D­aminoácido-oxidase. Participam da metabolização do ácido úrico, resultante das bases púricas, formando alantoína. A presença da enzima D-aminoácido-oxidase está provavelmente relacionada com a metabolização dos D-aminoácidos da parede das bactérias que penetram no organismo, pois nos mamíferos existem apenas L-aminoácidos. Os peroxissomos têm também um papel na desintoxicação. Por exemplo, cerca da metade do etanol consumido por uma pessoa é oxidado pelos peroxissomos, principalmente os hepáticos e renais. Os peroxissomos participam, como as mitocôndrias, da ß-oxidação dos ácidos graxos, assim chamada porque os ácidos graxos são rompidos no carbono da posição dois ou beta. Os peroxissomos catalisam a degradação dos ácidos graxos, produzindo acetil-CoA, que pode penetrar nas mitocôndrias, onde vai participar da síntese de ATP através do ciclo do ácido cítrico ou então ser utilizado em outros compartimentos citoplasmáticos para a síntese de moléculas diversas. Calcula-se que 30% dos ácidos graxos sejam oxidados em acetil-CoA nos peroxissomos.O conteúdo enzimático dos peroxissomos varia muito de uma célula para a outra, notando-se ainda que, numa mesma célula, nem todos os peroxissomos têm a mesma composição enzimática. Essas enzimas são produzidas pelos polirribossomos do citossol, conforme as necessidade da célula e, muitas vezes, como uma adaptação para a destruição de moléculas estranhas que penetram na célula, como álcool etílico e drogas diversas.Receptores da membrana dos peroxissomos captam proteínas sintetizadas no citossol e que contêm um sinal específicoOs peroxissomos crescem pela incorporação de proteínas sintetizadas nos polirribossomos livres no citossol, e que contêm uma seqüência especial de três aminoácidos próximos à extremidade carboxila da molécula protéica. Essa seqüência é reconhecida por receptores da membrana, e a proteína é transportada para o interior dos peroxissomos. Assim, os peroxissomos crescem e, após atingirem certo tamanho, dividem-se por fissão. O processo foi bem estudado tomando-se como modelo a catalase. A molécula de catalase é constituída por quatro polipeptídeos idênticos, cada um deles ligado a um grupo heme. A catalase é liberada pelos polirribossomos no citossol sob aforma de polipeptídeos, sem o grupo heme, denominados apocatalase. As moléculas de apocatalase, que contêm o sinal para os peroxissomos, são reconhecidas pela membrana dos peroxissomos e penetram nessa organela, onde se unem para formar os tetrâmeros, que, em seguida, recebem quatro grupos heme.As moléculas receptoras, que ficam presas nas membranas dos peroxissomos, fazendo saliência na face citoplasmática, também são sintetizadas nos polirribossomos livres e captadas - porém não introduzidas - no peroxissomo, permanecendo presas na superfície da membrana dessa organela.
Doenças humanas por defeitos nos peroxissomos
A síndrome cérebro-hepatorrenal, ou síndrome de Zellweger, é um distúrbio hereditário raro, onde aparecem diversos defei­tos neurológicos, hepáticos e renais, que levam à morte muito cedo, geralmente na infância. Foi observado que o fígado e os rins desses pacientes apresentam peroxissomos vazios, constituídos somente pelas membranas, sem as enzimas normalmente localizadas no interior dessas organelas. Essas enzimas aparecem livres no citossol, onde não podem funcionar normalmente. Portanto, as células desses pacientes não perderam a capacidade de sintetizar as enzimas típicas dos peroxissomos, mas sim a possibilidade de transferir para os peroxissomos as enzimas produzidas. O estudo genético dos portadores da síndrome de Zellweger detectou mutações em cerca de 11 genes, todos codificadores de proteínas que participam do processo de impor­

Peroxissoma

Retículo endoplasmático liso


O retículo endoplasmático liso (REL/SER - Smooth Endoplasmatic Reticulous) é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos a membrana. Função: Participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios. Atua também na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos(substâncias anestésicas), desta forma o REL tem, como uma de suas funções, a desintoxicação do organismo. Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do fígado e das gônadas.

Retículo endoplasmático e a tolerância ao álcool


O etanol, ou mesmo certas drogas, como sedativos, quando ingeridos em excesso ou com freqüência, induzem a proliferação do retículo não-granuloso e de suas enzimas. Isso aumenta a tolerância do organismo à droga, o que significa que doses cada vez mais altas são necessárias para que ela possa fazer efeito. Esse aumento de tolerância a uma substância pode trazer como conseqüência o aumento da tolerância a outras substâncias úteis ao organismo, como é o caso de antibióticos. Esse é uma alerta importante para que possamos entender parte dos problemas decorrentes da excessiva ingestão de bebidas alcoólicas e do uso de medicamentos sem prescrição,e controle médico.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Organóides relacionados a síntese de substâncias

Introdução: A necessidade de síntese das células


A Síntese Protéica depende dos genes presentes no DNA de cada célula e de todo um aparato enzimático necessário para a transcrição e tradução. No processo de diferenciação celular, fatores de crescimento e diferenciação, hormônios, neurotransmissores e fatores da matriz extracelular podem induzir uma cascata de sinais intracelulares que alteram a expressão gênica da célula. Isso é controlado por fatores de transcrição que ativam ou reprimem diferentes genes. Assim, após esse processo, um hepatócito expressará genes diferentes daqueles expressos em um neurônio. A transcrição depende de enzimas que produzirão o RNA mensageiro a partir do DNA. O RNA mensageiro migrará através do complexo de poros nucleares para o citoplasma, onde ocorrerá a síntese protéica.

Renovação das estruturas celulares

A célula está constantemente renovando seu sistema de endomembranas. A permanente produção de membranas tem como objetivo suprir as demandas funcionais, renovar as membranas desgastadas pelo envelhecimento ou duplicá-las antes da mitose. Para isto é necessário a síntese de lipídios, proteínas e hidratos de carbono. Estas moléculas se incorporam à membrana do Retículo Endoplasmático (RE); à medida que o sistema de endomembranas se desenvolve, porções do RE se desprendem, na forma de vesículas que se fundem a outras organelas membranosas. Algumas proteínas de membrana são sintetizadas no citoplasma e transferidas para organelas específicas.


Sistema de Endomembranas
O Sistema de Endomembranas é um dos maiores compartimentos celulares. É composto por cisternas, sáculos e túbulos que se comunicam através de vesículas transportadoras. Uma vesícula transportadora brota da membrana da organela doadora, trafega pelo citosol e se funde na membrana da organela receptora; deste modo, não só o conteúdo da vesícula, mas também a sua membrana, são transferidos à organela receptora. As organelas que compôem o Sistema de Endomembranas são formadas por membranas bilipídicas similares à Membrana Plasmática. São elas: Retículo Endoplasmático Rugoso, Retículo Endoplasmático Liso, Complexo de Golgi, Endossomas, Lisossomas e Peroxissomas. A parte externa da membrana de cada organela, relacionada com o Citosol, é chamada face citosólica e a interna, face luminal.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

O é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática. É dividido em dois setores: RERugoso -- com poliribossomas aderidos à face citosólica -- e RELiso -- que além de não possui polirribossomas aderidos, apresenta diferente composição protéica e enzimática de sua membrana e conteúdo.

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

As células que possuem REL mais desenvolvido realizam intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação (ex.: hepatócito). As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume. Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas.

Complexo de Golgi (CG)

O é um sistema de cisternas achatadas e ligeiramente curvas, que se situam entre o RE e a Membrana Plasmática (MP). O CG possui uma face cis (convexa), voltada para o núcleo, e uma face trans (côncava), voltada para a membrana plasmática. Entre elas estão as cisternas medianas. As moléculas protéicas chegam ao CG pela incorporação de vesículas de transporte, advindas do RER, na face cis. Daí migram, também através de vesículas transportadoras, para as cisternas medianas e, finalmente para a cisterna trans, de onde serão endereçadas à MP, aos lisossomas, ao RE ou ao próprio Golgi. O CG modifica as proteínas produzidas pelo RER, alterando seu padrão de glicosilação, fosforilação, sulfatação e hidroxilação. Além disso, enzimas associadas à membrana do CG concentram e endereçam -- bioquimicamente -- estas proteínas para os diferentes compartimentos membranares. Assim, vesículas contendo as hidrolases ácidas, que formarão os lisossomas, expressarão em suas membranas o receptor de manose-6-fosfato. As vesículas brotam do Complexo de Golgi recobertas por clatrina ou outras proteínas que se conectam com o domínio citosólico das proteínas transmembranares características de cada vesícula (por ex.: manose-6-fosfato na membrana de lisossomas). Os triesquelions de clatrina (complexo protéico constituído de três cadeias pesadas e três cadeias leves) se autoconstroem, induzindo, na face citosólica da membrana do CG, a força mecânica que provoca a sua invaginação. Inicialmente forma-se uma fosseta, que em seguida se converte em uma vesícula, que destaca e é liberada no citosol.


Síntese Protéica

A síntese, ou tradução protéica, é um processo que requer um filamento de RNA mensageiro (RNAm), RNA´s transportadores e subunidades ribossômicas. As subunidades ribossômicas associam-se ao RNAm, formando o Polirribossoma, estrutura composta de uma fita de RNAm e cerca de 15 ribossomos aderidos, que possibilita a síntese de um grande número de moléculas protéicas ao mesmo tempo.

Fotomicrografia eletrônica de transmissão de célula rica em polirribossomas livres. CEMEL - ICB Cortesia da Profa. Rossana C. N. Melo - Laboratório de Biologia Celular - UFJF Tese: Desnervação simpática, inflamação e parasitismo no coração de ratas infectadas experimentalmente por Trypanosoma cruzi: efeitos da irradiação gama e do tratamento com sílica na infecção aguda. Departamento de Morfologia UFMG
A constituição da proteína sintetizada depende diretamente do código genético, revelado no RNA pela sequência de códons. Estes são trincas (tríplets) de nucleotídeos que se relacionam especificamente com os 20 aminoácidos usados na síntese de proteínas. O número de códons na fita de RNAm determina o tamanho da proteína. Existem, ao todo, 64 códons. Como existem mais códons (64) que aminoácidos (20), quase todos os aminoácidos podem ser reconhecidos por mais de um códon, isso porque algumas trincas de nucleotídeos atuam como sinônimos. O local onde ocorre a síntese protéica está relacionado com o destino da proteína produzida:








Síntese de lipídios, fosfolipídios e esteróides


A síntese de fosfolípides para as membranas celulares é feita por proteínas integrais da membrana do REL. Algumas moléculas de fosfolípides, depois de sintetizadas pelas enzimas do REL, são completadas no CG. Só então atingem as membranas celulares. O transporte dos fosfolípides às membranas celulares é feito através de vesículas transportadoras ou por proteínas transportadoras especiais, que atravessam o citosol, translocando o fosfolípide, sempre, de uma membrana rica em fosfolípide (REL) , para outra (por.ex.: peroxissoma), pobre em fosfolípides. Durante este transporte as moléculas de fosfolípides sofrem inúmeras alterações, o que explica a diferente composição lipídica das diversas membranas celulares. A produção de hormônios esteróides, nas células gonadais e supra-renais, inicia-se com a captação do colesterol do meio extra-celular. O colesterol é, então, transportado até a mitocôndria, onde é convertido em pregnenolona. Esta sai da mitocôndria e penetra no RE, onde continua seu metabolismo por meio de diversas enzimas que atuam sequencialmente, para formar a desoxicorticosterona, o desoxicortisol e o andrógeno androstenediona. O desoxicorticosterona e o desoxicortisol retornam à mitocôndria, onde serão convertidos, respectivamente em corticosterona e cortisol. Posteriormente, a corticosterona, nas células da zona glomerulosa da supra-renal, o corticosterol é convertido no mineralocorticóide aldosterona.


segunda-feira, 14 de maio de 2007

Organóides Citossólicos (Citoplasmáticos)


Os organóides do citoplasma estão envolvidos em quatro funções básicas celulares:

  • Obtenção de energia
  • Síntese de substâncias químicas
  • Reprodução ou divisão celular
  • Defesa



Usando seu livro e caderno, denomine os organóides acima!!!


Obtenção de energia
Organóides envolvidos - mitocôndria e cloroplastos



MITOCÔNDRIAS

Diagrama de mitocôndria humana.
A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz excessivamente presente em células do sistema nervoso e no coração, uma vez que estes apresentam uma demanda maior de energia.
Presente na maioria dos eucariontes, exceto em um grupo de protistas chamado Archezoa, entretanto a análise genômica desses organismos indica que eles podem ter perdido a mitocôndria ao longo da evolução. A principal evidência disso é que alguns genes codificadores de proteínas mitocondriais têm sido encontrados no genoma nuclear desses protistas (Bui & Bradley, 1996). Foi descrita por Altmann, em 1894 (que as denominou "bioblastos"), sugerindo sua relação com a oxidação celular. Seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas, mil ou até dez mil dessas estruturas por célula.
Apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA que codifica proteínas necessárias à respiração celular.
A presença de material genético na mitocôndria fez emergir teorias sobre sua origem. Muitos biólogos argumentam que a mitocôndria um dia teria sido um organismo bacteriano fagocitado por uma célula eucariota, passando a partir daí a viver em simbiose com seu hospedeiro. Seja qual for sua origem, sua função é vital para a célula, sem a qual há morte celular - e morte da própria mitocôndria. Sendo assim, as mitocôndrias foram selecionadas como entidades com baixo índice de mutações. Geneticistas aproveitam essa propriedades para examinar, através do DNA mitocondrial, as relações de parentesco entre os grandes grupos de seres vivos. As mitocôndrias evoluem cerca de 20 vezes mais rápido do que as células normais.
A mitocôndria forma uma extensa rede, denominada rede mitocondrial. Essa rede é contituída por subunidades mitoncondriais que podem se fundir ou se dividir de acordo com as necessidades fisiológicas.
A organela tem sido associada, nos últimos anos, ao processo de morte celular denominado apoptose. Diversas proteínas mitocondriais encontram-se diretamente ligadas à apoptose, como as proteínas BCL-2, AIF e o Citocromo C, por exemplo.
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidaçao de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.

Ciclo de Krebs
O piruvato produzido pela glicólise entra no mitocôndria e é transformado em acetil-CoA pelo complexo enzimático da piruvato desidrogenase. A acetil-CoA se condensa com o oxaloacetato e assim "começa" o Ciclo de Krebs. O Ciclo de Krebs é um conjunto de reações quimicas que ocorrem dentro da mitocôndria.

β-oxidação de ácidos graxos
É adicionado coenzima A (CoA) aos ácidos graxos de cadeia longa, e esses ácidos graxos, chamados CoA graxos, são identificados pelo complexo protéico da Carnitina e assim passam para dentro do mitocôndria.

Cloroplasto


CloroplastoOs cloroplastos são organelos membranares de forma variada, tendo os das plantas superiores forma lenticular ou ovóide. Encontram-se em suspensão no hialoplasma. Os cloroplastos têm grande importância biológica uma vez que neles se realiza a fotossíntese, uma função esssencial no mundo vivo.


sexta-feira, 11 de maio de 2007


Como Watson e Crick decifraram o mistério da biologia: a estrutura do DNA (Modelo)


A dupla hélice do DNA
Uma estrutura de ferro e madeira, imitando uma hélice dupla, foi a forma que os biólogos James Watson e Francis Crick encontraram para demonstrar como é a forma da molécula de DNA. No dia 25 de abril de 1953, eles publicaram na revista científica Nature o artigo histórico em que descreviam a estrutura. A descrição é considerada um dos grandes marcos da biologia no século 20 e certamente contribuiu para a o desenvolvimento de uma nova área de pesquisa que então nascia, a biologia molecular.O feito rendeu a Watson, Crick e a outro inglês, o físico Maurice Wilkins, o Prêmio Nobel de Medicina 10 anos mais tarde e permitiu à ciência o conhecimento de como as formas de vida se organizam de geração em geração. Antes, com Mendel, já se sabia que a hereditariedade das características humanas se deviam aos genes, tanto que ele é considerado o pai da genética.
Mas foi a descoberta da estrutura em dupla hélice que permitiu, segundo afirmou o geneticista Andrew Simpson, pesquisador do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer, o esclarecimento de como se dão as transmissões genéticas. "Antes de Watson e Crick, Linus Pauling havia descrito a estrutura do DNA numa forma de hélice simples. Se usássemos essa teoria, certamente não teríamos os estudos que temos hoje, que envolvem o conhecimento da genética", avaliou Simpson. Segundo o geneticista, coordenador da rede brasileira do Projeto Genoma do Câncer, disse que a descoberta da estrutura da dupla hélice foi fundamental para a identificação dos 30 mil genes que compõem o código genético humano, o chamado projeto Genoma Humano, ou Código da Vida. O genoma, exemplificou Simpson, colaborou para identificar as origens do homem na África e sua expansão pelo mundo.
A molécula de DNA, que em português tem o nome de ácido desoxirribonucléico, contém o código da hereditariedade de cada ser. Pelo modelo proposto por Watson e Crick, ela é constituída por duas cadeias paralelas de nucleotídeos unidos em seqüência, dispostas no espaço helicoidalmente, ou seja, giram sobre seu próprio eixo. O modelo passou a permitir também entender como ocorrem as mutações celulares, como a molécula se replica e a própria linearidade da codificação da mensagem genética.
As comemorações dos 50 anos da descoberta da dupla hélice do DNA tem recebido muitas citações em toda a mídia, mas à maioria escapam os antecedentes históricos do estudo. Pesquisadores do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, Watson tinha por missão estudar vírus que acometiam bactérias, os bacteriófagos e Crick deveria decifrar a estrutura das proteínas por difração de raios-X. Os dois tinham afinidades no campo científico e isso colaborou para que insistissem em responder à pergunta considerada então fundamental para a biologia. Por isso, em 1951, propuseram um modelo com três cadeias, que se mostrou fracassado.
A partir daí, os pesquisadores receberam a orientação de se dedicar apenas a seus projetos originais. Mas o que poderia se chamar de "pontada de sorte" ocorreu a Watson, numa visita ao King's College, em fevereiro de 1953. Ali, ele viu uma cópia da fotografia feita por difração de raio-X, pela pesquisadora Rosalind Franklin. Ela havia sido contratada pelo diretor do laboratório de biofísica para investigar a estrutura do DNA e descobriu, em 1951, que bastava variar a umidade do meio de conservação da molécula para obter uma figura de difração que indicava a existência de uma estrutura helicoidal alongada. A estrutura desidratada, mais curta e mais compacta, não possibilitava essa visão.
Química por formação, Rosalind chegou à conclusão de que a cadeia de fosfato-desoxirribose se encontrava na parte externa da molécula e as bases no seu interior. Ela descreveu que, possivelmente, haveria entre duas e quatro hélices co-axiais e avaliou a distância correspondente a uma volta completa da hélice. No entanto, como não tinha conhecimento básico em biologia, a pesquisadora se aprofundou nos estudos da estrutura desidratada, o que a distanciou de decifrar a tão buscada forma do DNA.
Watson teve acesso à cópia da fotografia obtida por Rosalind, por meio do físico britânico Maurice Wilkins, que também se dedicava ao tema na mesma instituição. Rosalind e Wilkins tinham gênios incompatíveis e isso fez com que ela fizesse seus estudos isoladamente. Em menos de um mês, com a fotografia em mãos, Watson e Crick chegaram à estrutura correta. Rosalind morreu de câncer, aos 38 anos, quatro antes do prêmio Nobel ser concedido à Watson, Crick e Wilkins. Diferenças temperamentais e de comportamento à parte, a descoberta foi comemorada por Watson efusivamente. Na frase do biólogo, o resultado foi classificado como "demasiado belo para não ser verdade".
Lana Cristina

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Gabarito dos Exercícios do Livro Texto- Cap 1 ao 13


(Capítulos para o 1º ano do Ensino Médio)


Capítulo 1
1. c 2. c 3. d 4. e

Capítulo 2
1. Átomo, molécula, organóide, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
2. Para a caracterização desses níveis de organiza
ção, utiliza-se o conceito de espécie que, por sinal, não faz parte dos níveis de
organização biológicos, sendo, apenas, um conceito auxiliar.
3. Bioma é conceito relacionado a uma determinada formação ecológica caracterizada, principalmente, pelo tipo de vegetação que possui e pelo clima predominante na
área de sua ocorrência, o que inclui a temperatura e o regima de chuva. Cada bioma pode ser considerado um conjunto de ecossistemas relacionados.
4.a.Produtores;b.consumidores;c.decompositores;
d. níveis tróficos.
5. As algas microscópicas atuam como produtoras
de matéria orgânica nos ecosistemas oceânicos, assemelhando-se, quanto a esse papel, à vegetação dos pastos agrícolas.
Gafanhotos e bois são consumidores primários nas cadeias alimentares de que participam e, por esse motivo, diz-se que ocupam o mesmo nível trófico.
6. a-F, b-V, c-F, d-V, e-V, f-V
7. d 8. d 9. c

Capítulo 3
1. d 2. d 3. b 4. a
5. a 6. b 7. d 8. c
9. É a vitamina A. Alimento de origem animal onde pode ser encontrada: laticínios.
10. a. Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Essas moléculas têm em comum átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio na sua composição.
b. Fígado: glicogênio; pele: lipídios (gordura).


Capítulo 4
1. a 2. d 3. c 4. b
5. c 6. c 7. d 8. b
9. b 10. b
11. a. O kwashiorkor se caracteriza, como a questão menciona, por uma deficiência de proteínas na dieta. Essa situação decorre do nascimento de um segundo filho, fato que leva a mãe a deixar de amamentar o primeiro, que,
assim, passa a receber uma dieta pobre em proteínas.
b. Proteínas são substâncias plásticas ou estruturais, fontes de aminoácidos, componentes
fundamentais para o crescimento do organismo.
c. A deficiência calórica é conseqüência de uma ingestão insuficiente de alimentos.
Para se manter vivo, o organismo recorre à utilização de suas próprias reservas celulares. carboidratos, lipídios e prote
ínas, o que leva ao emagrecimento.
12. b

Capítulo 5
1. a
2. Corretas: 0-0, 2-2, 3-3, 4-
3. a 4. b 5. d 6. a
7. a
8. a. O vacúolo, porque ele é o regulador osmótico nas células vegetais.
b. O segundo tipo. Nesse caso o Na+ difunde-
se do meio externo, mais concentrado, para o interno.
9. d 10. b 11. c 12. a
13. c 14. b 15. e 16. b




Capítulo 6
1. a
2. a I . retículo endoplasmático rugoso; II .
complexo de Golgi.
b. III . liberação de energia na respiração celular; IV . formação das fibras do fuso
mitótico.
3. A =Nome: retículo endoplasmático rugoso.
Função: síntese e transporte de proteínas.
B = Nome: mitocôndrias. Função: respiração celular (ou liberação de energia, ou produção de ATP).
C =Nome: complexo de Golgi.Função:armazenamento e processamento de secreções celulares.
4. c 5. a 6. a
7. 0-0 V, 1-1 F, 2-2 F, 3-3 F
8. Corretas: 01, 02, 04; portanto, soma = 7
9. c 10. d 11. a 12. d
13. a. Tubo I = cromossomo; tubo II = retículo endoplasmático rugoso; tubo III =
= cloroplasto.
b. Poderiam ser encontrados ácidos nucl
éicos . DNA e RNA.
c. Tubo IV = lisossomos e peroxissomos, contendo enzimas.
Tubo V = sistema golgiense e membrana plasmática, ambos dotados de proteínas de membrana e fosfolipídios.
14. b 15. e
16. Corretas: 01, 04, 08, 32; portanto, soma = 45.
17. 0-V, 1-F, 2-V, 3-V
18. 0-0 F, 1-1 F, 2-2 V, 3-3 V, 4-4 F

Capítulo 7
1. c 2. c 3. c
4. Durante a intérfase, o material genético nuclear encontra-se desespiralado, constituindo a cromatina. No processo de divisão celular, cada filamento de cromatina
se espirala e passa a ser denominado de cromossomo.
5. Isso ocorre porque há uma constante produção de hemácias na medula óssea vermelha, que substituirão as que morrem.
6. b 7. c 8. c 9. d
10. d 11. c
12. e, c, i, f, d, h, g, b, a

Capítulo 8
1. c 2. b 3. d 4. b
5. d 6. d 7. d 8. b
9. e 10. b 11. d 12. a
13. c
14. a. Na fase A, período 5 da intérfase.


Capítulo 9
1. Corretas: 01, 04, 08, 64; portanto, soma = 77
2. b
3. Corretas: 02, 04, 08, 32; portanto, soma = 46
4. c 5. c 6. d 7. a
8. 1-F, 2-V, 3-F, 4-V
9. c
10. O gráfico I correponde ao de uma célula epitelial em divisão mitótica, uma vez que a quantidade de DNA se mantém ao final do processo, caracterizando-o como divisão equacional. O gráfico II refere-se a uma célula do ovário em divisão meiótica; percebe-se que, ao final do processo, a quantidade de DNA nas células-filhas é a metade da existente na que iniciou a divisão, o que caracteriza um mecanismo reducional
de divisão celular.
11. c 12. a 13. d 14. a
15. c 16. b 17. a 18. e
19. a 20. c
21. 1-F, 2-V, 3-V, 4-V
22. a. De um ovócito primário obtêm-se 3 corp
úsculos polares e um óvulo.
b. No espermatozóide, serão encontrados cromossomos. Isso porque se tratade uma célula resultante de uma divis
ão celular reducional, a meiose.
c. Pode-se citar a presença de flagelo no espermatozóide.
23. c
24. a. Deverá haver, em cada célula somática
do burro, 63 cromossomos, já que haver á 31 cromossomos no espermatozóide do jumento e 32 no óvulo da égua.
b. Não. Isso porque o híbrido produzido é
estéril.
25. c
26. 1-V, 2-V, 3-V, 4-V
27. a




Capítulo 10
1. a 2. e 3. b 4. a
5. e 6. a 7. d 8. d
9. b 10. e 11. a 12. c
13. a 14. e
15. a. Tradução = síntese protéica.
b. No hialoplasma.
c. I = DNA; II = RNA mensageiro; III =
= polipeptídio (ou proteína).
3 Copyright ©
2004 por .
Venda e
reprodução proibidas –
Distribuição gratuita.
d. Nos eucariontes, RNAm é sintetizado no
núcleo e, depois de ser processdo, dirigi-
se ao citoplasma, onde se dará a síntese
protéica.
16. e
17. c (Obs.: 1. A seqüência de bases no RNAm
será: UUG GUA ACC ACG UUA GUC. 2.
Há 6 códons no cístron.)
18. 0-0 V, 1-1 F, 2-2 V, 3-3 V, 4-4 V
19. 0-0 F, 1-1 V, 2-2 F, 3-3 V, 4-4 V
20. a
21. Moléculas de RNA ribossômico ou transportador.
22. b
Capítulo 11
1. c 2. b 3. c
4. a. Pepsina, peptídIos e aminoácidos.
b. Substrato: lipídios (gorduras). Enzima:
lipase pancreática.
5. e
6. Corretas: 0-0, 1-1, 2-2, 3-3, 4-4
7. e
8. Corretas: 01, 04, 64; portanto, soma =
= 69
9. b
10. a. O polipeptídio E é uma enzima.
b. A velocidade de formação do produto C
dobra a cada 2ºC no gráfico 1, o que
revela a ação enzimática sobre os
reagentes. A velocidade do produto C
começa a cair a partir de 38°C, o que
revela a ocorrência de desnaturação
enzimática.
11. b 12. c
13. a. O oxigênio liberado impede a sobrevivência de microrganismos anaeróbios
obrigatórios, que poderiam causar infecções graves.
b. A organela é o lisossomo. O processo é a digestão intracelular.
14. e 15. a 16. a 17. d
18. A curva da enzima B. A velocidade da reação catalisada por ela é maior.
19. Linha verde: b-galactose. Linha vermelha:
bactérias. Linha azul: glicose.
A glicose diminui devido ao consumo. As bactérias aumentam porque se multiplicam.
b-galactose aumenta porque aumenta o número de bactérias que fabricam a
enzima.

Capítulo 12
1. b
2. Corretas: 01, 02, 04, 32; portanto, soma= 39
3. c 4. b 5. b
6. 0-V, 1-F, 2-V, 3-F
7. Corretas: 0-0, 2-2, 3-3
8. c
9. a. A sacarose precisa, inicialmente, ser
digerida pela enzima sacarase, eliminada pela célula para o meio, onde atua.
b. O gás carbônico.

10. a. Ácido lático.
b. Esse acúmulo é resultante da realização
do processo de fermentação láctica nas células musculares do atleta, em condições em que a respiração aeróbia não é suficiente para gerar a energia necessária ao esforço muscular executado.
11. e 12. b 13. c

Capítulo 13
1. b 2. c 3. e
4. 0-0 V, 1-1 F, 2-2 V, 3-3 F, 4-4 F
5. c 6. b 7. e 8. c
9. c
10. Corretas: b, e, f
11. b 12. b 13. e 14. c

terça-feira, 8 de maio de 2007

Começar o vôo!!!

O primeiro passo a grandes vôos, é olhar para cima. PENSE GRANDE!!!