quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Resumo - Palestra no Hospital Sarah - Brasília (8 ano - Ensino fundamental)

Causa de lesões que levam a internação no Sarah Brasília



Acidentes de carro - 42,9 %
Armas de fogo – 11,8% (a cidades em que esta causa já ultrapassa o de acidentes de carro)
Acidentes em esportes - 6,7%
Mergulho em águas rasas - 5,8%
Esforço físico (levantamento de objetos pesados) – 2,4%


Dos processos seqüelares o mais grave é a lesão irreversível do tipo tetra (imobilização de pernas, braços e falta de sensibilidade visceral-sistema urinário, digestório e zona sexual).

Reabilitação- uma das missões do sarah, não é sinônimo de cura. Os processos de lesão medular são irreversíveis, portanto, reabilitação associa-se muito mais a readaptação do indivíduo a novas condições ou a melhoria das condições de vida do indivíduo em relação a situação atual.

Lesões nas vértebras cervicais (zona do pescoço), chamada de lesão alta, são tão graves que exigem traqueotomias para a sobrevivência imediata do paciente. Todos os órgãos abaixo da lesão perdem sua funcionalidade após a lesão medular.

O tratamento do paciente envolve cateteres urinários, dieta controlada, controle de riscos de infecção, movimentos do corpo realizados por terceiros para evitar escaras (feridas) em áreas que permanecem pressionadas.

Os acidentes são, infelizmente, cotidianos em nossa sociedade, tais acidentes são cada vez mais freqüentes entre jovens menores de 24 anos e com as chuvas, o risco de acidentes aumenta em 70%. Neste ponto a atenção de motoristas e pedestres deve ser redobrada. Um bom número de acidentes ocorre por excesso de confiança de motoristas e pedestres e por fatores surpresas que não permitem tempo a reação de escape ocasionado letais ou trágicos acidentes.

Mesmo cumprindo os padrões de segurança em trânsito há riscos.

48% dos acidentes de trânsito envolveram jovens entre 15 e 29 anos. 47% envolveram pessoas entre 30 e 44 anos

13% nas camadas mais jovens e 16% nas maiores já sofreram acidentes por quedas. Destes 49% caíram da própria altura e 37,5% de um metro e meio de altura. Tais acidentes podem levar a lesões graves e irreversíveis.

Acidentes de trânsitos. A maior parte dos sobreviventes são aqueles que estão dentro dos carros. A maior parte dos pedestres morre. A maior parte dos pacientes que estavam no carro (68,5%) estava sem o cinto de segurança. A associação da massa dos automóveis e a velocidade levam a proporção de tonelada de pressão sobre indivíduos durante acidentes.

Cerca de 80% dos acidentes de trânsito envolvem carros e motos. Quando pedrestes não morrem, têm grande probabilidade de lesões irreversíveis. Durante a palestra foram apresentados depoimentos de pacientes e parentes sobre como foram seus acidentes e como vivem. Infelizmente as impunidades no País levam os padrões de falta de compromisso do causador do acidente a conseqüência deste acidente.

Distância de frenagem

40 Km/h - 6 m

60 km/h – 15 m

80 km/h – 30 m

100 km/h – 50 m

Tais valores de distância dobram se a pista estiver molhada e escorregadia.

Choques frontais são geralmente fatais.

Os itens de segurança com cinto de segurança, barras laterais de proteção, air bags não são obrigatórios nos carros nacionais. Carros vendidos no Brasil têm preços mais caros e sem os itens de segurança como air bags. O brasileiro tem de pagar 6000 Reais para obter tais itens de segurança. A segurança é culturalmente desprezada no Brasil. Apenas 3% compram carros com todos os itens de segurança.

Um acessório ilegal denominado de clipe afrouxa o cinto de segurança e aumenta em mais de 20% as chances de acidentes de lesões medulares graves. O cinto foi feito por engenheiros e médicos que estudam a proteção durante choques e acidentes. Portanto, acostume-se com o cinto, este é uma garantia de vida.

Um choque de 60 km/h sobre uma pessoa de 60 kg equivale a 1 tonelada de pressão sobre tal pessoa. O cinto agüenta tal peso e ameniza consideravelmente os riscos de lesão. O cinto também deve ser usado no banco atrás, pois o passageiro sobre pressão na ordem de toneladas podem ter choques de cabeça e tórax fatais alem de choques sobre passageiros da frente.

Dos acidentes de trânsito, mais de 70% dos pacientes apresentam lesões cerebrais e/ou medulares. Mais de 90 % de acidentes com armas de fogo apresentam lesão na medula e cerebral. 100% de acidentes de mergulho levam a lesão medular. 100% de acidentes por asfixia e choques elétricos levam a lesão cerebral. Lutas e lesões corporais tem índice de 50% de lesões medulares e cerebrais.

Foi apresentado um vídeo sobre lesão medular e cerebral.

Lesão Medular

A Medula, localizada dentro da coluna vertebral, é uma parte do "Sistema Nervoso Central" que conecta o cérebro com os nervos responsáveis pela condução das ordens motoras e sensitivas. Qualquer trauma ou doença que acometa a medula espinal produzirá alterações motoras, sensitivas, viscerais (bexiga e intestino), sexuais e tróficas (pele).

A lesão pode ser:

Completa: quando atinge todas as vias motoras e sensitivas.

Incompleta: quando compromete somente algumas vias motoras e/ou sensitivas.

Quando a Lesão está localizada:

- Na região Cervical (Pescoço), provocará a paralisia dos 4 membros ou TETRAPLEGIA.

- Na região Tóraco-lombar (Tronco), provocará a paralisia dos membros inferiores ou PARAPLEGIA.

Dependendo da lesão, a paraplegia ou tetraplegia podem se instalar de forma gradativa (tumor, doenças degenerativas) ou de forma aguda (trauma). Quando a lesão se instala de forma aguda, podem-se caracterizar diferentes etapas no quadro clínico apresentado: A primeira e mais dificil etapa é chamada de "fase de choque", pode durar algumas semanas ou vários meses. Nesta fase a medula, abaixo da lesão, não apresenta nenhuma atividade, provocando a paralisia flácida, perda de todos os tipos de sensibilidade e total ausência do controle de esfíncteres (bexiga e intestino).No homem neste período há ausência de ereção e ejaculação, na mulher pode haver amenorréia (falta de menstruação).


Após a fase de choque, dependendo do tipo de lesão, o paciente apresentará manifestações clínicas diferentes:- Lesão Completa: persistência da paralisia motora e da falta de sensibilidade podendo aparecer ou não, dependendo do nível da lesão, movimentação involuntária reflexa.- Lesão Incompleta: retorno parcial ou total da movimentação voluntária e/ou sensibilidade.Nesta fase, através de um programa de reabilitação, o paciente, de acordo com o nível e tipo de lesão consegue gradativamente maior independência e aprende a ter um novo controle de seu corpo.Com a ajuda de "Profissionais" especializados e competentes o lesionado aos poucos vai adquirindo confiança em si mesmo e conseguindo alcançar uma certa independência, mas isto tem quer ser muito bem trabalhado também pelos familiares.

Em vários momentos da palestra são apresentadas reportagens sobre acidentes de carros e pacientes mostrando o desastroso resultado da união de bebida alcoólica e direção de veículos.

Demonstrou-se os efeitos de drogas comuns como o THC da maconha sobre o cérebro mostrando que drogas derivadas de produtos naturais ou drogas sintéticas são igualmente perigosas.
Mostrou-se que o fígado elimina 90% das toxinas alcoólicas e drogas em geral.

As drogas levam a degradação de atividades cerebrais e podem desencadear doenças degenerativas. Verificou-se os mecanismos de vício e dependência e as relações de informações subliminres e padrões genéticos que levam a predisposição de vícios, dependências e uso de drogas variáveis.

O uso de cigarro aumenta consideravelmente os riscos de derrame cerebral, trombose, câncer de boca associados a gengivites e outros cânceres como pulmão e sistemas digestórios.


domingo, 23 de setembro de 2007

Livro - O Cerrado Brasileiro - Estudo Dirigido

Ecológicos alunos;


Abaixo, o prometido estudo dirigido sobre o livro - O Cerrado Brasileiro (Franco e Uzunian, Editora Harbra) - que começamos a ver esta semana.

Lembre-se, pelo menos 40% da prova discursiva basear-se-á no livro acima citado, portanto, a resolução e análise das questões vistas a seguir, servirão como um bom arcabouço a última prova de biologia do 1º ano do Ensino Médio. Vida longa e próspera.


Abraços


Equipe de Biologia - 1º ano do Ensino Médio - Centro Educacional Sigma



ESTUDO DIRIGIDO

(O Cerrado Brasileiro - Franco e Uzunian - Ed. Harbra)

Questão 01- Descreva pelo menos 3 características vistas no bioma do cerrado em relação ao;


(a) Clima

(b) Solo

(c) Vegetação

(e) Distribuição de água na superfície

(f) Fauna



Questão 02- Quais são as outras duas formações savânicas no mundo semelhantes ao cerrado brasileiro? Qual é a explicação para lugares tão distintos, em continentes diferentes, possuírem biomas tão semelhantes?





Questão 03- Onde se localiza o cerrado brasileiro? É correto afirmar que o cerrado brasileiro é o ecossistema com o maior número de Ecótonos (ecótenes) do planeta Terra? Por que? Qual é a consequência deste fator para a biodiversidade do cerrado?








Questão 04-Estima-se que 62% do cerrado já esta sendo ocupado por atividade agropecuária. Com tal estimativa, disserte sobre impacto ambiental e biodiversidade no cerrado brasileiro.



Questão 05 - Em relação a vegetação típica do cerrado (principalmente a observada no cerrado Stricto Sensu ), caracterize e estabeleça a justificativa evolutiva para tal característica em relação as;



(a) Folhas EX: Epiderme grossa e rígida, caduncas, podem apresentar anexos pelíferos - tais fatores evitam o excesso de transpiraçã e perda de água, principalmente na época da seca.

(b) Casca do tronco










(c) Raíz

(d) Tronco

(e) Sementes (ativação pró germinação na dormência)


Questão 06- Defina o que é Escleromorfismo Oligotrófico, fenômeno típico da vegetação no cerrado? Qual é a relação de tal fenômeno com a deficiência de água na superfície imediata do solo? E com as características minerais destes solo?







Questão 07 - Por que o solo do cerrado é ácido? Quais são os fatores que contribuem com tal acidez? Como tal fator influencia a fisiologia celular e sistêmica das plantas no cerrado?


Questão 08- O que é calagem (procedimento realizado no solo do cerrado) para que serve? Existe algum processo de calagem natural, como ocorre tal fenômeno e como este influencia a disposição da vegetação no cerrado?






Questão 09- Apesar das limitações minerais e as adversidades em relação ao pH do solo, o ambiente savânico é extremamente rico em nitrogênio. Qual a razão para tal fato? Tal fenômeno contribuiu para a ocupação humana no cerrado? Por que? (justifique do ponto de vista econômico).


Questão 10 - Usando argumentação de padrões de solo, distribuição e presença de água, equilíbrio entre padrões de vegetação (gramíneas, arbustivas e arbóreas) e outros fatores; caracterize as principais formações do cerrado correlacionadas abaixo;

(a) Campo limpo





(b) Campo sujo






(c) Campo rupestre






(d) Cerrado Stricto Sensu



(e) Cerrado Ralo


(f) Cerrado típico



(g) Cerradão



(f) Floresta ou mata de Galeria






(g) Floresta ou mata Ciliar





(h) Veredas




Questão 11 - Das formações observadas na questão anterior, quais são caracterizadas como;


(a) Formações Campestres ou cerradinho


(b) Formações savânicas


(c) Formações florestais


Qual é o predomínio de vegetação em cada uma destas formações no que tange a espécies gramíneas, arbustivas e arbóreas?


Questão 12- Como o fogo, na forma de incêndios ocasionais na época da seca, são importantes ao ecossistema do cerrado? Com base na leitura do livro, descreva pelo menos 4 fatores positivos do fogo sobre a manutenção das características do cerrado brasileiro.


Questão 13- Por que incêndios de grande proporção, geralmente de origem criminosas, não levam aos mesmos benefícios dos incêndios descritos na questão anterior? Quais são as razões de incêndios crimosos nas regiões de cerrado brasileiro?


Questão 14- Nas últimas décadas quais são as culturas agropecuárias que dominam a região do cerrado? Quantos porcentos da produção brasileira de comodities agrícolas são realizados no cerrado Brasileiro?


Questão 15 - Com base na pesquisa e leitura no livro deste estudo, descreva 6 (seis) ações humanas que podem levar a impactos ambientais? Descreva cada um dos impactos ambientais ocasionados pelas ações humanas acima citadas.


Questão 16 - O que é o ecoturismo e como este pode ser práticado na região do cerrado brasileiro? Com base em pesquisa nos livros e internet, cite 4 regiões que são alvo de turismo ecológico.

sábado, 22 de setembro de 2007

Aula - Sistema Nervoso: Anatomia e Fisiologia ( 8 ano do Ensino Fundamental)


Dedicados alunos;

Segue o link para a aula sobre o Sistema Nervoso;


1 - Clique nos links abaixo;

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3- Clique em Download file no meio da página

4- Salve ou abra o arquivo.

Abraços

Prof. Augusto César Willer

Aula do Cerrado Brasileiro



Prevenidos alunos;



Segue o link para a aula de Cerrado Brasileiro;











1 - Clique nos links abaixo;

http://www.4shared.com/file/49310851/ffbf0729/Cerrado_.html
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3- Clique em Download file no meio da página
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Abraços



Prof. Augusto César Willer

domingo, 16 de setembro de 2007

Aulas de Sucessão ecológica e Impactos ambientais (1ª Etapa - Ensino Médio)


Ilustres alunos;



Seguem os links para a aula de sucessão ecológica e poluição e impactos ambientais;

1 - Clique nos links abaixo;

http://www.4shared.com/file/49311281/ff3a9bd7/sucesso_ecolgica_2.html






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3- Clique em Download file no meio da página


4- Salve ou abra o arquivo.


Abraços


Prof. Augusto César Willer

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Estudo Dirigido para o 8º ano (Ensino Fundamental)

ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DO PERÍODO 3 DO 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - SIGMA


Q1- Qual é a função das seguintes enzimas vistas no sistema digestório? Qual é o produto direto das reações destas enzimas sobre o substrato (reagentes alimentares)? Onde são produzidas e onde agem?


a) Amilase salivar
b) Amilase pancreática
c) Pepsina
c) Tripsina
d) Lipase
e) Maltase
f) Saracares
g) Lactase







Q2- O que é digestão mecânica? Onde ocorre tal processo? O que é digestão química? Em que órgãos ocorrem tais processos?

Q3- Qual é a diferença e relação entre polímeros e monômeros? Qual destes sofre digestão? Justifique sua resposta com base no conceito de digestão.

Q4- Cite 3 polímeros alimentares (ou macronutrientes) que sofrem digestão em dois órgãos diferentes durante o processo digestório. Quais são as enzimas que agem nestes nutrientes?



Q5- O que são fibras alimentares? Estas são digeridas? Justifique sua resposta dada a esta questão.

Q6 - Qual é a importância das fibras alimentares no processo digestório?

Q7- "O tubo digestório é um tubo que começa na boca e termina no ânus". Descreva os órgãos envolvidos em cada porção do sistema digestório e sua respectiva função.

Q8 (a) - Quais são os órgãos envolvidos no controle involuntário e no controle voluntário da respiração? Que músculos são controlados são envolvidos pelos sistemas de controle respiratório? Como estão estes músculos (contraídos ou relaxados) durante cada momento da respiração (inspiração e expiração). Em relação a pressão aérea dentro dos pulmões e no ambiente, como a atividade muscular induz a inspiração e a expiração?

Q8 (b) - Quais são os órgãos envolvidos no sistema respiratório desde a entrada de ar no corpo até a hematose (troca gasosa entre CO2 e O2)? Qual é função das pregas vocais na laringe e como esta funcionam durante a passagem de ar?

Q9(a)- "Ao realizarmos apnéia, a concentração de CO2 em nosso sangue aumenta e a quantidade de O2 diminui. Involuntariamente somos obrigados a voltar a respirar para restituir a concentração normal destes componentes". Qual é o processo fisiológico que desencadeia o processo descrito acima? Como o CO2 influencia a atividade nervosa durante tal processo?



Q9(b) - Uma intoxicação respiratória se dá com o excessivo contato e inspiração de monóxido de carbono (CO). Como este gás leva a insuficiência respiratória e a incapacidade de hemácias de tranportar CO2 e O2?

Q10- Imagine-se como uma hemácia de seu corpo que parte do pulmão em direção ao coração. Por quais vasos sanguíneos, órgãos (e porções destes) você irá passar até voltar ao pulmão? Como estará a quantidade de oxigênio e gás carbônico em cada momento de sua viagem pelo corpo? Quando estiver próximo de sua morte, qual é o órgão que lhe retira da corrente sanguínea e qual é o órgão que recicla seus componentes para serem reutilizadas pelo corpo?



Q11- Como as células do músculo cardíaco são irrigadas pelo sangue para receber oxigênio e expelir gás carbônico? Como um acidente vascular pode interromper o fluxo sanguîneo para tais células cardíacas? O que é uma aterosclerose e quais são as suas consequências? Como evitar tais problemas de saúde?

Q12(a) Conceitue sístole e diástole cardíaca. Como se encontram (contraídos ou relaxadas) os músculos da região do átrio, ventrículo e artérias? Qual é a consequência para o fluxo sanguíneo da sequência de sistole e diastole na fisiologia cardio respiratória?

Q12(b)- Como o coração é sub-divido em relação a;


* Cavidades
* Camadas teciduais
* Tipos de válvulas e localização.



Q13- No sistema ABO e RH sanguíneos o que é aglutinina e aglutinogênio? Quis são os tipos de aglutinina e agluninogênios existentes nestes sistemas? Quais os tipos de aglutinina e aglutinogênios existentes nos sangues tipo: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-?

Q13- Faça um quadro ou tabela de doação que permita verificar quais são os indivíduos que podem doar e receber sangue durante uma transfusão sanguínea de acordo com a hemotipagem (tipo sanguíneo).

Q14- O que significa ser doador e receptor universal? Qual é a hemotipagem doadora universal e qual é a receptora universal? Justifique sua resposta com base na presença de aglutininas e aglutinogênios.



Q15- O que é o néfron? Esquematize um néfron denominado cada uma de suas partes. Considerando córtex e medula do rim, onde se localizam cada parte do néfron?

Q16- Qual é a função de cada parte do néfron na filtração do sangue e formação da urina:

(a) Glomérulo
(b) Capsula glomerular ou nefrótica (Bowman)
(c) Túbulo proximal
(d) Alça de Henle
(e) Túbulo distal
(f) Túbulo coletor

Q17- Qual é a importância do sistema renal para a manutenção da saúde (homeoastese humana)? Se um indivíduo adulto perder as pernas, qual seria a função complementar dos rins?





Q18- Qual é a função do hormônio ADH (Hormônio anti-diurético)? Nas situações abaixo o ADH será produzido em maior ou menor quantidade?

(a) Alta ingestão de líquidos
(b) Alta atividade de sudorese (suor)
(b) Meio ambiente frio
(c) Meio ambiente quente
(d) Desidratação
(e) Diarréia
(f) Ingestão de bebida alcoólica

Q19- Quais são os principais órgãos relacionados ao sistema excretor renal? Qual é o trajeto da urina desde a produção nos rins até o meio externo?

Q20- Qual é a função da bexiga? Qual é o processo que faz os músculos lisos deste órgão se contrair e expulsar a urina?

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Aula de Relações Ecológicas (1ª Etapa)


Estudiosos alunos;

Segue o link para a aula de relações ecológicas (dinâmica de comunidade);


1 - Clique no link abaixo;

http://www.4shared.com/file/49311981/f36f7436/Relaes_Ecolgicas.html

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4- Salve ou abra o arquivo, imprima e o use para fazer os gráficos vistos nas instruções dadas em laboratório.
Abraços

Prof. Augusto César Willer

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Aula do Sistema Locomotor (8º ano - Ensino Fundamental)

Caros alunos;
Segue a prometida aula de Sistema locomotor;


1 - Clique no link abaixo
http://www.4shared.com/file/23490765/97c9fa7e/Msculos_e_Ossos_completo.html
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Abraços
Prof. Augusto César Willer


Papel Milimetrado


Caros alunos;


Para a resolução dos exercícios de ecologia do laboratório - o jogo da cadeia alimentar - segue o link para realizar o donwload do papel milimetrado;


1 - Clique no link abaixo





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4- Salve ou abra o arquivo, imprima e o use para fazer os gráficos vistos nas instruções dadas em laboratório.


Abraços


Prof. Augusto César Willer