quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Estudo Dirigido para a Recuperação - 1º ano do E.M 2007

Introdução a Biologia (níveis de organização)






Questão 01 - Defina cada um dos níveis de organização vistos abaixo;












Questão 02- Dos níveis organizacionais da matéria, vistos na questão anterior, quais são os alvos de estudo das ciências;




(a) Bioquímica


(b) Biologia celular


(c) Histologia


(d) Fisiologia e anatomia


(e) Ecologia



Questão 03- Classifique os termos em negrito vistos abaixo segundo os níveis de organização vistos no estudo da matéria.




Texto 01:


O mal-do-Panamá é causado por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (E.F. Smith) Sn e Hansen. As principais formas de disseminação da doença são o contato dos sistemas radiculares de plantas sadias com esporos liberados por plantas doentes e, em muitas áreas, o uso de material de plantio contaminado. O fungo também é disseminado por água de irrigação, de drenagem, de inundação, assim como pelo homem, por animais e equipamentos.




Texto 2:


A cartilagem, é elástica e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos, revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem nao possui pericondrio). O tecido serve para dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos.





Texto 3:


O meio ambiente biótico inclui alimentos, plantas e animais, e suas relações recíprocas e com o meio abiótico. A sobrevivência e o bem-estar do homem dependem grandemente dos alimentos que come, tais como frutas, verduras e carne. Depende igualmente de suas associações com outros seres vivos. Por exemplo, algumas bactérias do sistema digestivo do homem ajudam-no a digerir certos alimentos.
Os fatores sociais e culturais que cercam o homem são uma parte importante de seu meio ambiente biótico. Seu sistema nervoso altamente desenvolvido tornou possível a memória, o raciocínio e a comunicação. Os seres humanos ensinam a seus filhos e aos seus companheiros o que aprenderam. Pela transmissão dos conhecimentos, o homem desenvolveu a religião, a arte, a música, a literatura, a tecnologia e a ciência. A herança cultural e a herança biológica do homem possibilitaram-lhe progredir além de qualquer outro animal no controle do meio ambiente. Nas últimas décadas, ele começou a explorar o meio ambiente do espaço cósmico.
Todo ser vivo se encontra em um meio que lhe condiciona a evolução de acordo com o seu patrimônio hereditário. A reação evolução sobre o patrimônio leva à individualização dos seres e a sua adaptação ao modo de vida. Quando o meio muda, o organismo reage através de uma nova adaptação (dentro da faixa permitida pelo patrimônio hereditário) que, segundo Lamarck, seria sempre eficaz, mas que, na realidade, pode ser prejudicial e agravar as conseqüências da mudança. Por exemplo, alterações bruscas como as que geralmente ocorrem em lagoas acarretam muitas mortes.





Bioquímica




Questão 04 - Quais são as 3 formas de substâncias inorgânicas e as 4 formas de subtâncias inorgânicas que formam os seres vivos? Cite exemplo de estruturas vitais formadas por cada uma das substâncias anteriormente citadas.






Questão 05- Na figura abaixo verificamos os órgãos que ministram a principal forma de sustentação corpórea de seres vertebrados.








Como se classifica, diante a classificação de componentes dos seres vivos, as substâncias que conferem dureza destes órgãos? Tais substâncias são sub-divididas entre mobilizadas e imobilizadas. No caso das substâncias analisadas nesta questão, como seria a classificação completa? Justifique sua resposta com base nos conceitos de bioquímica e fisiologia.



Questão 06- Há pelo menos 3 fatores que influenciam o teor de água em uma estrutura biológica. Descreva-os e disserte sobre exemplos práticos que ilustram tal teoria sobre a variabilidade de composição química dos seres vivos.



Questão 07- Descreva 5 funções da água nos organismos vivos. A água só se enquadra como solvente de reações nos organismos ou pode ser reagente e produto de processos bioquímicos? Justifique sua resposta com exemplos.



Questão 08- Liste 4 sais mobilizados ou solúveis que atuam no metabolismo dos seres vivos e onde são encontrados na estrutura de um indivíduo.



Questão 09- Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções. Sobre esta biomolécula respondaç


(a) Como são classificadas segundo o número de monômeros (neste caso monossacarídeos) interligados?


(b) Dê exemplos de açúcares, glicídios ou carboidratos de cada classificação do item anterior.


(c) Quais são as duas grandes funções dos carboidratos nos organismos vivos?


(d) Como ocorre o armazenamento de carboidratos nos animais e nas plantas?


(e) A celulose é o carboidrato mais abundante na biosfera. Por que razão nós, seres humanos, não digerimos este açúcar?


Questão 10 - Como são denominados os carboidratos que constituem os monômeros do DNA e do RNA? Qual é a função destas biomoléculas na estrutura destes ácidos nucléicos?


Questão 11 - Como se denomina o polissacarídeo comum na superfície externa de células animais? Qual é a sua função na fisiologia destes seres vivos?


Questão 12 - Lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carbo-hidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídios se encontram distribuidos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. Sobre esta biomolécula responda;


(a) Quais são as principais formas de lipídeos de acordo com o seu estado físico a temperatura ambiente?


(b) Descreva 3 funções dos lipídeos nos organismos vivos.


(c) Qual é o tipo de lipídeo que constitue a membrana celular? Como tais lipídeos se dispõe para formar a membrana celular e qual é a razão de tal disposição para a manutenção das características da célula.


Questão - O que é e qual a função dos ácidos nucléicos nos seres vivos? Descreva 5 características do DNA (vista nos modelos de Watson e Crick - ver texto no blog ou caderno) e 5 características do RNA. Cite 4 diferenças entre o DNA e o RNA incluindo função dentro da genética molecular



Questão 13 - Quantas pontes ou ligações de hidrogênio existe entre citosina e guanina e entre timinia e adenina quando nos referimos a ligação entre fitas de uma macromolécula de DNA?
A partir das fitas de DNA abaixo, respoda; (questões de ? a ?)



CCTAGACGAACGACGACGACGAACGAGGC
GGATCTGCTTGCTGCTGCTGCTTGCTCCG



GGCGCGCCGGGGCGTTACTAGCGAGCTAC
CCGCGCGGCCCCGCAATAGATCGCTCGATG



Questão 14- Qual é a porcentagem de citosina, guanina, timina, adenina e uracil vista no RNA transcrito das moléculas de DNA acima, considerando que a fita molde é aquela com maior quantidade de citosina?



Questão 15- Qual é a sequência de aminoácidos vista nos peptídeos produtos da tradução baseadas nas moléculas de DNA acima? (veja a tabela de relação de códons e aminoácidos no seu livro)?



Questão 16 - Qual é a denominação dos aparelhos enzimáticos vistos no processo de transcrição e replicação das moléculas de DNA acima?



Questão 17 - Como os nucleotídeos se ligam entre si na mesma fita e entre fitas distintas na mesma macromolécula de DNA?



Questão 18- Dos exemplos de proteínas abaixo, cite sua função e onde é encontrada (pesquise em seus livros e cadernos);




Queratina
Neurotransmissor
Bomba de sódio/potássio
Hemoglobina
Amilase
lipases
Superóxido dismutase
Miosina
Actina
Albumina



Questão 19- Esquematize dois aminoácidos e os ligue através de uma ligação peptídica. Quantos carbonos, hidrogênios, oxigênios e nitrogênios existem neste dipeptídeo após a ligação ser efetivada? (Considere que o grupo R de um aminoácido é o H e no outro aminoácido um NH3)





Questão 20- Muitas proteínas são produzidas e eliminadas pelas células. Esses dois processos são conhecidos, respectivamente, por síntese de proteínas e secreção celular e dependem de vários componentes celulares: gene (DNA), RNA mensageiro (RNAm), RNA transportador (RNAt), ribossomos e retículo endoplasmático granuloso (REG). Cite o papel de cada um dos omponentes nesses processos.



Questão 21- Descreva a definição de estrutura primária, secundária, terciária, quaternária de uma proteína. Qual são as estruturas funcionais? Por que?



Questão 22- Descreva 3 modos pela qual uma proteína pode ser desnaturada? Qual é o problema deste processo para o organismo? Cite um sintoma visto em doenças humanas que pode levar a desnaturação sistêmica de proteínas no organismo afetado.




BIOLOGIA CELULAR


Questão 23- Cite pelo menos 3 diferenças entre;
(a) Célula procariótica e célula eucariótica
(b) Célula animal e célula vegetal



Questão 24 - O modelo abaixo representa a configuração molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, responda as questões abaixo;


(a) Quais são os componentes orgânicos vistos nesta membrana? O modelo verificado se trata de uma membrana animal ou vegetal? Justifique sua resposta com base em dois fatos estruturais verificados na figura.
(b) Por qual estrutura ocorre a maior parte dos transportes através da membrana? Liste os tipos de transporte que ocorrem através da membrana celular e como estes transportes são classificados segundo o gasto de energia, sentido da migração de substâncias segundo o gradiente de concentração e espontaneidade.
(c) As porções 1 e 2 indicam regiões com comportamento distinto em relação a solubilidade em água. Em relação a tal fato, qual é a razão da disposição de porções hidrofílicas e hidrofóbicas na membrana, afim de estabelecer o isolamento e controle interno de organização da célula?
(d) Quais são os dois tipos de organóides presentes em todas as categorias celulares vistos nos Reinos da biosfera?

Questão 25 - As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Como se denomina esse revestimento? Qual é a composição deste revestimento? Como estas moléculas do revestimento reconhecem ou não corpos e células estranhas? Qual é o principal sistema fisiológico que se utiliza deste mecanismo de reconhecimento?

Questão 26- Em que tipo de células é encontrada a parede celular? Pode-se afirmar que a parede celular e a membrana celular são estruturas semelhantes em composição e função? Justifique sua resposta com base na citologia e bioquímica.

Questão 27- Qual é a principal razão pela qual os vírus não podem ser considerados seres vivos celulados (providos de células)?

Questão 28- Células vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada solução e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B.





De acordo com a situação, induza sobre as concentrações de solutos dentro e fora da célula. Como se denomina o tipo de transporte realizado pela célula acima? Por que a parede celular não se deformou?

Questão 29 - Um peixe tipicamente marinho é introduzido em um tanque contendo água doce. Analisando o balanço osmótico, o que ocorrerá com o corpo e estruturas orgânicas deste peixe?

Questão 30- Certos tipos de moléculas atravessam isoladamente a membrana plasmática e penetram no citoplasma. Também existem processos nos quais grandes quantidades de material passa para o interior da célula. Estes dois processos têm a mesma natureza de transporte? Como se denomina o transporte na primeira e segunda situação.

Questão 31- Três funis, contendo substâncias diferentes, porém em mesmas quantidades, foram colocados em um recipiente com uma determinada solução. Após algum tempo, o nível das substâncias no interior dos funis mostrava-se como no esquema abaixo:



Com base nestes dados, qual é a concentração de solutos na solução de referência?

Questão 32- Batatas, antes de serem fritas, são imersas em água com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Além de realçar o sabor, qual o efeito biológico acarretado por essa providência? Sobre esta situação e conhecimentos correlatos, julgue os itens abaixo, justificando os itens errados.

(1). As batatas amolecem tornando-se mais fáceis de mastigar.
(2). A água com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso.
(3). A água lava o alimento e elimina as bactérias alojadas nas células.
(4). As batatas perdem água, fritam melhor e tornam-se mais crocantes.
(5). A água acelera os processos mitóticos, aumentando a massa das batatas.

Questão 33- É prática comum temperarmos a salada com sal, pimenta-do-reino, vinagre e azeite. Porém, depois de algum tempo, observamos que as folhas vão murchando. Como tal fato é explicado segundo a ciência da citologia?

Questão 34- O citoplasma de uma célula eucariótica está compreendido no espaço entre as membranas nuclear e citoplasmática. Sobre esse componente celular, julgue os itens abaixo, corrigindo o texto dos itens errados segundo as bases conceituais da biologia celular.

(1). É uma mistura complexa de substâncias orgânicas e inorgânicas.
(2). Ao microscópio eletrônico, apresenta-se heterogêneo.
(3). Existem, em seu interior, várias organelas que desempenham funções definidas.
(4). Pode-se observar facilmente o seu movimento de ciclose em células vegetais.
(5). Todas as organelas citoplasmáticas são comuns a todas as células de todos os grupos de seres vivos.
(6). Não apresenta microtúbulos em seu interior.

Questão 35- Esquematize uma célula eucariótica e procariótica, denominando suas estruturas internas e de fronteira. Faça um resumo sobre a função de cada um dos organóides descritos neste esquema.

Questão 36- Considere as seguintes estruturas celulares:
I- retículo endoplasmático.
II- complexo de Golgi.
III- grânulos de secreção.

A seqüência de estruturas em que seria encontrado um aminoácido radioativo, desde a entrada até sua saída da célula, é, respectivamente:
a) III, II, I
b) II, I , III
c) III, I, II
d) I, II, III
e) II, III, I
Justifique sua resposta com base em conhecimentos consolidados sobre a síntese protéica.


Questão 37- Os grânulos que, ao microscópio eletrônico, são vistos sobre o retículo endoplasmático são que tipo de organóide? Qual é a sua função? Tal atividade se equivale ao do mesmo organóide livre no citoplasma ou visto no interior da mitocôndria? Justifique sua resposta com base nas teorias vistas na citologia.

Questão 38- Uma célula animal que sintetiza, armazena e secreta enzimas, deverá ter bastante desenvolvidos ou em grande quantidade os organóides: mitocôndria, ribossomos, retículo endoplasmático granular e aparato golgiense. Qual é a razão funcional do metabolismo celular para ocorrer tal situação?

Questão 39 - Para que ocorra a digestão no interior de uma ameba, é necessário que os fagossomos fundam-se a que tipo de organóide? Qual é a origem deste organóide? Como é composto e qual é a sua função direta?

Questão 40- julgue os itens abaixo sobre a maneira como os seres vivos retiram a energia da glicose. Corrija os itens incorretos.

a) O organismo, como precisa de energia rapidamente e a todo tempo, faz a combustão da glicose em contato direto com o oxigênio.
b) Como a obtenção de energia não é sempre imediata, ela só é obtida quando a glicose reage com o oxigênio nas mitocôndrias.
c) A energia, por ser vital para a célula, é obtida antes mesmo de a glicose entrar nas mitocôndrias usando o oxigênio no citoplasma, com liberação de duas (02) moléculas de ATP (glicólise).
d) A energia da molécula de glicose é obtida através da oxidação dessa substância pela retirada de hidrogênios presos ao carbono (desidrogenações), que ocorre a nível de citoplasma e mitocôndrias.
e) A obtenção de moléculas de ATP é feita por enzimas chamadas desidrogenases (NAD) depois que a molécula de oxigênio quebra a glicose parcialmente no hialoplasma (glicólise).


ECOLOGIA

Questão 41- Defina ecossistema como nível de organização. Quais são os fatores bióticos e abióticos que definem um ecossistema/bioma?

Questão 42- Quais são os conceitos de HABITAT e NICHO ECOLÓGICO? Julgue os itens abaixo como certos e errados, justificando sua resposta segundo os conceitos trabalhados
(1). cobra e gavião ocupam o mesmo habitat.
(2). preá e cobra estão no mesmo nicho ecológico.
(3). gavião, cobra e preá estão no mesmo nicho ecológico.
(4). cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
(5). preás podem ocupar o mesmo habitat, mas têm nichos ecológicos diferentes.

Questão 43- O ambiente descrito, com inúmeros animais e vegetais, à beira de um charco de água doce que, durante o dia, sofre flutuações de temperatura, luminosidade, maior ou menor pH e até alterações de salinidade, poderá ser classificado como um exemplo de:

a) biosfera
b) Pirâmide ecológica
c) biomassa
d) ecótone
e) ecossistema
Justifique sua resposta indicando a razão pela qual não marcou os itens que considerou errados.

Questão 44- Suponha que em um terreno coberto de capim gordura vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presentes quantas populações? Pode-se considerar a descrição deste texto como comunidade ou ecossistema? Justifique suas respostas com base nos conceitos organizacionais vistos na primeira parte deste estudo dirigido.

Questão 45 - Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área. A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B tem raízes profundas. Sobre as duas plantas e as descrições podemos afirmar que estas ocupam o mesmo nicho? Estas plantas competem por insumos do solo? Justifique suas respostas com base nos conceitos de nicho e dinâmicas de comunidades.

Questão 46- Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito e de seus conhecimentos correlatos, esquematize uma teia alimentar diante os seres vivos desta situação. Quantas cadeias alimentares existem na teia esquematizada por você?

Questão 47- Quem são os principais produtores da cadeia biológica marinha? Por que se diz que tais seres são os principais produtores de oxigênio do planeta Terra e não as plantas terrestres?

Questão 48- Do texto abaixo, classifique os organismos dentro de um trofo da cadeia alimentar (produtor, consumidor primário, consumidor secundário, etc., decompositor)
“As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões.”

Questão 49- Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE, julgue os itens abaixo justificando os itens falsos com base nos conceitos ecológicos.
(1). A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar.
(2). O conjunto de preás da região forma uma população e os consumidores, entredevorando-se, formam uma teia alimentar.
(3). Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimento.
(4). Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade; as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários.
(5). O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, àqueles que o utilizam.
(6). A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.
(7). A energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.
(8). O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.
(9). Na cadeia alimentar, como os animais são de tamanho diferentes , a quantidade energética do produtor sofre oscilações.
(10). A complexidade da teia alimentar não interfere com a quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

Questão 50- Qual é o conceito de equilíbrio ecológico em relação ao número de indivíduos das populações de um ecossistema ao longo do tempo? Se uma ou mais destas populações tiverem seu número de indivíduos aumentados ou diminuídos demais em curto espaço de tempo, quais seriam as conseqüências diretas e indiretas nas outras populações conviventes?

Questão 51- Geralmente, nas pirâmides ecológicas, a base dos produtores é maior que o corpo e o pico piramidal correspondente aos consumidores. Qual é a razão desta disposição neste tipo gráfico (pirâmide) que expressa as relações quantitativas em um ecossistema? Pode haver a inversão desta pirâmide ecológica? Em que situações? Qual é a razão de ser impossível a inversão da pirâmide ecológica de energia?


Questão 52- Em um ecossistema, com a passagem de energia de um nível trófico para outro, esta sofre alteração quantitativa? Por quê?

Questão 53- Há 3 tipos de pirâmides ecológicas. Quais são estas? O que cada um dos tipos expressa em termos de quantidades em um ecossistema no que tange as relações entre os seres de uma comunidade?

Questão 54- Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar

capim inseto pássaro cobra gavião


é de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em qual trofo? Jusfique sua resposta com base na teoria de bioacumulação.


Questão 55- julgue as afirmativas abaixo corrigindo os textos incorretos

I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é transformada, passando de organismo para organismo sob a forma de energia química,
lI. No fluxo energético, há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar.
III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores.
IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável.

Questão 56- “Em dois hectares de terra, foram plantadas 3.600 mudas de eucalipto sem ocorrer a retirada da vegetação nativa. Tal procedimento foi interpretada como uma ação com base em desenvolvimento sustentável”. Com base em conceitos ecológicos você concorda com tal procedimento como sendo um ato de desenvolvimento sustentável? Justifique sua resposta com base nos impactos ambientais sobre este ecossistema.

Questão 57- O tucunaré, peixe trazido da Amazônia para as lagoas de captação das usinas estabelecidas ou em construção nos rios Paraná, Tietê e Grande, adaptou-se às condições locais e serviu como elemento de controle das populações de piranhas que ameaçavam proliferar nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Minas Gerais e São Paulo já que o primeiro se alimenta dos alevinos da segunda população além dos peixes adultos da mesma população ocuparem nichos semelhantes. O mesmo tucunaré terá sua criação incrementada na barragem de Itaipu, afastando o perigo do domínio das águas do Rio Paraná por cardumes de piranhas. Como se denomina tal procedimento de controle de populações? Qual é a relação ecológica entre o tucunaré e as piranhas? No caso de uma eliminação da população de piranhas, qual seria a conseqüência as outras populações deste ambiente aquático.

Questão 58- Considere uma cadeia alimentar constituída por fitoplâncton, peixes herbívoros e peixes carnívoros. O que acontece com as outras populações imediatamente após redução drástica dos peixes carnívoros?

Questão 59- Apesar de quase 4/5 da atmosfera serem constituídos de nitrogênio, apenas alguns seres têm a capacidade de aproveitar o nitrogênio em forma elementar para o seu metabolismo. Quais são os organismos capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo? Qual é a substância produzida por estes organismos a partir do nitrogênio atmosférico? O que ocorre com esta substância produto sob a ação de outros organismos do solo capazes de metabolizar o nitrogênio molecular? Qual é o papel das plantas neste ciclo biogeoquímico que permite o acesso de substâncias nitrogenadas vitais a todos os seres vivos? Como o nitrogênio é devolvido para a atmosfera?

Questão 60- Uma forma natural de aumentar a quantidade de nitrogênio, disponível no solo sob a forma de nitratos, é alterar o cultivo de plantas não leguminosas com leguminosas, pois as últimas apresentam, nas suas raízes, módulos com bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico. Como se denomina este grupo de bactéria? Dê um exemplo de culturas agrícolas que poderiam ser utilizadas na rotação de cultura descrita acima.

Questão 61- É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, conseqüência de um desequilíbrio ecológico, decorre de quais ações humanas? Qual é o ciclo biogeoquímico relacionado ao aquecimento da atmosfera?

Questão 62- Esquematize o ciclo do carbono explicitando os fatores de emissão de carbono a atmosfera e o principal fator de fixação deste carbono para os seres vivos. Como o conceito de cadeia alimentar é inserido neste ciclo biogeoquímico?

Questão 63- Qual é o processo vital presente nos ciclos do oxigênio, do carbono e da água? Descreva a reação química que justifica sua resposta.

Questão 64- Suponhamos que o charco onde viva um preá e os outros seres vivos, com o decorrer dos tempos, vá lentamente se modificando. O espelho d’água diminua, pela progressiva invasão de novas plantas, assoreamento e a instalação de plantas mais duradouras; pelo surgimento de novos animais e desaparecimento de outros. O cenário se modifica. Como se denomina esse fenômeno? Esta descrição é uma forma primária ou secundária deste fenômeno ecológico? Justifique sua resposta com base em conceitos de dinâmica de comunidades.


Questão 65- Numa sucessão ecológica de comunidades, o que ocorre com a biomassa, diversidade e produtividade primária ao longo do processo? Como se denomina as fases da sucessão ecológicas com populações pioneiras, intermediárias e as mais diversificadas?

Questão 66- Descreva pelo menos 3 características vistas no bioma do cerrado em relação ao;

(a) Clima

(b) Solo

(c) Vegetação

(e) Distribuição de água na superfície

(f) Fauna

Questão 67- Quais são as outras duas formações savânicas no mundo semelhantes ao cerrado brasileiro? Qual é a explicação para lugares tão distintos, em continentes diferentes, possuírem biomas tão semelhantes?

Questão 68- Onde se localiza o cerrado brasileiro? É correto afirmar que o cerrado brasileiro é o ecossistema com o maior número de Ecótonos (ecótenes) do planeta Terra? Por que? Qual é a consequência deste fator para a biodiversidade do cerrado?
Questão 69 - Em relação a vegetação típica do cerrado (principalmente a observada no cerrado Stricto Sensu ), caracterize e estabeleça a justificativa evolutiva para tal característica em relação as;


(a) Folhas EX: Epiderme grossa e rígida, caduncas, podem apresentar anexos pelíferos - tais fatores evitam o excesso de transpiraçã e perda de água, principalmente na época da seca.
(b) Casca do tronco
(c) Raíz
(d) Tronco
(e) Sementes (ativação pró germinação na dormência)

Questão 70- Defina o que é Escleromorfismo Oligotrófico, fenômeno típico da vegetação no cerrado? Qual é a relação de tal fenômeno com a deficiência de água na superfície imediata do solo? E com as características minerais destes solo?

Questão 71 - Por que o solo do cerrado é ácido? Quais são os fatores que contribuem com tal acidez? Como tal fator influencia a fisiologia celular e sistêmica das plantas no cerrado?

Questão 72- O que é calagem (procedimento realizado no solo do cerrado) para que serve? Existe algum processo de calagem natural, como ocorre tal fenômeno e como este influencia a disposição da vegetação no cerrado?

Questão 73 - Usando argumentação de padrões de solo, distribuição e presença de água, equilíbrio entre padrões de vegetação (gramíneas, arbustivas e arbóreas) e outros fatores; caracterize as principais formações do cerrado correlacionadas abaixo;

(a) Campo limpo
(b) Campo sujo
(c) Campo rupestre
(d) Cerrado Stricto Sensu
(e) Cerrado Ralo
(f) Cerrado típico
(g) Cerradão
(f) Floresta ou mata de Galeria
(g) Floresta ou mata Ciliar
(h) Veredas

Questão 74 - Das formações observadas na questão anterior, quais são caracterizadas como;

(a) Formações Campestres ou cerradinho

(b) Formações savânicas

(c) Formações florestais

Qual é o predomínio de vegetação em cada uma destas formações no que tange a espécies gramíneas, arbustivas e arbóreas?

Questão 75- Como o fogo, na forma de incêndios ocasionais na época da seca, são importantes ao ecossistema do cerrado? Com base na leitura do livro, descreva pelo menos 4 fatores positivos do fogo sobre a manutenção das características do cerrado brasileiro.

Questão 76- Por que incêndios de grande proporção, geralmente de origem criminosas, não levam aos mesmos benefícios dos incêndios descritos na questão anterior? Quais são as razões de incêndios crimosos nas regiões de cerrado brasileiro?

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Estudo Dirigido Para a Prova do 4º Período 2007 - 8º ano - Ensino Fundamental

Finalizantes alunos;

Mais um estudo dirigido para a reta final de estudos.

Um grande abraço e ótimas férias.

Prof. Augusto César Willer


Estudo Dirigido - 4º período de 2007
(para o 8º ano do Ensino Fundamental)
Questão 01 - Esquematize dois neurônios conectados denominando e localizando as seguintes estruturas:
* Corpo Celular
* Dendritos
* Axônio
* Barra ou estrato mielínico
* Núcleo celular
* Vesículas pré-sinapticas
* Vesículas pós-sinápticas
* Fenda sináptica
Questão 02- Como se subdivide o sistema nervoso? Quais são os órgãos que constituem o sistema nervoso central (SNC)? Quais os órgãos que constituem o sistema nervoso periférico (SNP)?
Questão 03- Descreva duas funções, no mínimo, desempenhadas pelos órgãos que constituem o SNC:
(a) Cérebro
(b) Cerebelo
(c) Ponte
(d) Bulbo
(e) Medula espinhal
Questão 04 - Como se subdivide o sistema nervoso autônomo? Como estas partes do sistema atuam em um órgão onde estes agem? Cite 3 exemplos de ação do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático sobre órgãos distintos.
Questão 05 - Descreva 6 processos que ocorrem no organismo humano sob ação do hormônio adrenalina associado ao sistema nervoso autônomo? Em que situações a adrenalina e lançada na corrente sanguínea? Qual o órgão (glândula) que produz a adrenalina?
Questão 06- Sobre as anomalias mais comuns verificadas na visão humana responda;
(a) Miopia
a1- Onde se forma a imagem dentro do globo ocular ou do sitema visual?
a2- Qual é a forma do globo ocular em relação ao olho normal (sem anomalias)? Desenhe se for necessário para ilustrar a resposta.
a3- Como se comporta o cristalino em um indivíduo com tal anomalia na tentativa de focar de forma nítida a imagem?
a4- Como se denomina a lente que corrige tal anomalia? Como esta lente age no processo de correção?
(b) Hipermetropia

b1- Onde se forma a imagem dentro do globo ocular ou do sitema visual?
b2- Qual é a forma do globo ocular em relação ao olho normal (sem anomalias)? Desenhe se for necessário para ilustrar a resposta.
b3- Como se comporta o cristalino em um indivíduo com tal anomalia na tentativa de focar de forma nítida a imagem?
b4- Como se denomina a lente que corrige tal anomalia? Como esta lente age no processo de correção?
(c) Astigmatismo
c1- Onde se forma a imagem dentro do globo ocular ou do sitema visual?
c2- Qual é a forma do globo ocular em relação ao olho normal (sem anomalias)? Desenhe se for necessário para ilustrar a resposta.
c3- Como se comporta o cristalino em um indivíduo com tal anomalia na tentativa de focar de forma nítida a imagem?
c4- Como se denomina a lente que corrige tal anomalia? Como esta lente age no processo de correção?
Questão 07- Esquematize denominando as estruturas do ouvido ou orelha externa, média e interna? Qual é a função do pavilhão auditivo (orelha externa)? Qual é a função da cêra formada na orelha ou ouvido médio? Como ocorre a fisiologia (funcionamento) do tímpano e ossículos (estribo, bigorna e martelo) quando recebem uma vibração sonora? Qual é a relação entre a cóclea (caracol da orelha interna) e o nervo ótico (cuidado ótico é o nervo da audição, óptico é o da visão!)?
Questão 08 - Qual é a função do labirito (órgão da orelha interna) e o sistema de equilíbrio , controle de pressão interna em relação a pressão externa e processo de localização espacial?
Questão 09- Em que região da pele localiza-se as terminações nervosas responsáveis pelo tato? Cite 5 tipos de sensações atribuidas ao sentido do tato.
Questão 10 - Cite 5 glândulas exócrinas descrevendo onde estas se localizam e qual é o tipo de secreção/excreção produzidas por estas. Qual é a (são) a(s) função(ões) de cada uma destas secreções/excreções por você escolhida.
Questão 11- Por que a sensação de gustação e olfato tem uma origem de estímulo químico? Por que a gripe, alergias respiratórias e resfriados prejudicam a sensação de gustação mesmo estando as secreções obstruíndo especificamente a região da mucosa nasal?
Questão 12 - Em que regiões da coluna vertebral ocorrem os traumas que levam a;
(a) Morte por insuficiência respiratória e cardíaca?
(b) Tetrplegia
(c) Paraplegia total
(d) Paraplegia parcial
Questão 13 - Quais são os ossos que protegem o sistema nervoso central?
Questão 14 - O que é uma glândula endócrina? O que é hormônio? O que a difere de uma glândula exócrina em relação ao tipo de secreção e ao local de emissão deste material por ela produzido? Em relação as glândulas endócrinas abaixo citadas, descreva a denominação do(s) hormônio(s) produzido(s), função(ões) deste(s) hormônio(s), em que órgãos e/ou tecidos agem, como se denomina a doença causada pelo mal funcionamento desta glândula e uma breve descrição desta patolologia.
(a) Hipófise
(b) Tireóide
(c) Paratireóide
(d) Pâncreas endócrino
(e) Ovário
(f) Testículos
(g) Supra renal
Questão 15- "O sistema nervoso e endócrino funcionam em harmonia com o objetivo de manter a homeostase e a adaptação e percepção do meio pelo indivíduo". Em relação a sentença acima responda;
(a) Qual é a região do SNC e a glândula responsável pela interconexão dos dois sistemas?
(b) Qual é o sistema que verdadeiramente comanda o organismo? Justifique sua resposta com base na fisiologia do organismo humano.

domingo, 18 de novembro de 2007

Conteúdo à recuperação anual – 1º ano do Ensino Médio 2007


Introdução a biologia

Níveis de Organização Definições e alvo de estudo de moléculas, organóides, células, tecido, órgão, sistema, organismo, espécie/população, comunidade, ecossistema e biosfera. Capítulo 02


Bioquímica


Componentes da matéria viva: Substâncias orgânicas e inorgânicas. Funções das substâncias orgânicas. Capítulo 03

A água nos seres vivos e na natureza Capítulo 03

Ácidos nucléicos: Estrutura, funções e diferenças entro o DNA e o RNA. Capítulo 04 e 07


Biologia Celular

A membrana celular: Estrutura básica da membrana (composição lipoprotéica e modelo do mosaico-fluido). Parede celular: composição, função e em que células são encontradas. Capítulo 05


Organóides citoplasmáticos: ribossomos, retículo endoplasmático agranular (liso), retículo endoplasmático granular (rugoso), aparelho ou aparato golgiense, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, cloroplasto, citoesqueleto, centríolos. Capítulo 06


Núcleo: estrutura (carioteca e nucleoplama), cromatina (cromonemas) e cromossomos. Divisão celular mitótica e sua importância para os unicelulares e pluricelulares, mitose e câncer, divisão celular meiótica e sua importância. Capítulo 07, 08 e 09



Ecologia


Cadeias e teias alimentares: diferença entre estes conceitos, capacidade de verificar e identificar exemplos de cadeias e teias alimentares. Capítulo 57

Ciclos biogeoquímicos: Ciclo da água, ciclo do carbono, ciclo do oxigênio e ciclo do nitrogênio Capítulo 57

Dinâmica de comunidade: Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas; relações ecológicas intra-específicas e interespecíficas. Gráficos de descrição de relações de mutualismo, competição e predatismo. Capítulo 59

Sucessão ecológica primária e secundária: fase de Ecese (pioneiras), sere (intermediárias) e clímax. Comparação das fases através da produtividade primária bruta, produtividade primária líquida, biodiversidade e biomassa. Capítulo 59

Poluição e desequilíbrio ecológico: Poluições do ar e suas conseqüências (efeito estufa, chuva ácida e buraco na camada de ozônio); poluições das águas (processos de eutrofização); poluições de solo (lixiviação, assoreamento e desertificação); poluições urbanas (inversão térmica e lixões); causas de modificações de números populacionais (extinção e proliferação de espécies) e conseqüente desequilíbrio ecológico. Capítulo 61

O cerrado brasileiro: características gerais do cerrado brasileiro (solo, clima, padrão de vegetação, disponibilidade de água); formações de fitofisionomias do cerrado (campestres, savânicas e florestais); a biodiversidade no cerrado; definição de ecótonos vistos no cerrado; fenômenos de incêndios no cerrado; a problemática da ocupação humana no cerrado (pecuária, agricultura e urbanização). Desenvolvimento sustentável. Capítulo 60 (pág. 869) e Livro paradidático- O cerrado Brasileiro

domingo, 11 de novembro de 2007

Placenta age como um parasita para proteger feto, diz estudo




da BBC Brasil


Cientistas britânicos descobriram que a placenta age como um parasita para evitar ataques do sistema imunológico da mãe.
A equipe da Universidade de Reading identificou que a placenta tem um mecanismo de dissimulação muito semelhante ao usado por lombrigas parasitas para se proteger dos ataques do sistema imunológico do indivíduo que o hospeda.
A placenta desempenha um papel vital na gestação, porque age como um elo entre a mulher e o feto, fornecendo a ele os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.
Contudo, como tanto a placenta como o feto têm uma composição genética diferente da mãe, em tese eles estão vulneráveis a um ataque do sistema imunológico materno.
Os pesquisadores já sabiam que a placenta secretava uma proteína chamada neuroquinina (NKB).
No entanto, foi apenas durante as pesquisas em laboratório que a equipe descobriu que a NKB continha a molécula fosfocolina, que é usada pelo parasita nematóide para desarmar o sistema de defesa do seu hospedeiro.
Os cientistas da Universidade de Reading esperam que a descoberta ajude a explicar por que algumas mulheres sofrem abortos recorrentes e condições que oferecem grande risco na gestação como a pré-eclampsia.
Além disso, eles acreditam que aprender a imitar o método adotado naturalmente pela placenta para evitar a rejeição pelo sistema imunológico possa levar a avanços no tratamento de outras doenças, como a artrite.
"Criar um mecanismo pelo qual você pode tornar as células invisíveis ao sistema imunológico pode levar a curas de uma série de doenças e condições", disse um dos cientistas envolvidos na pesquisa, Phil Lowry.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Caros alunos;

Para aqueles que buscam uma interessante literatura para ler antes da prova do PAS, segue abaixo uma agradável leitura que será útil as matérias de biologia, química e visão de atualidades para as 3 etapas






Autor: Marcelo Leite


Editora: PublifolhaPáginas: 104


Quanto: R$ 17,90


Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha




A seguir segue a introdução do livro que dá a idéia das teses vistas na literatura.




O DNA, consagrada abreviação em língua inglesa da substância ácido desoxirribonucléico, representa provavelmente a molécula1 mais famosa do mundo. Talvez apenas a fórmula H2O seja mais conhecida, mas poucas pessoas que não sejam químicos de formação saberão descrever a forma tridimensional da molécula da água (na sua forma gasosa, os dois átomos de hidrogênio, H, formam um ângulo de 105°, tendo no vértice o de oxigênio, O). Menos gente ainda, decerto, deixará de ter visto e memorizado a estrutura de escada de pintor torcida do DNA, tradicionalmente descrita como "dupla hélice". Ela se tornou um ícone do final do século 20, sobretudo depois que o consórcio internacional Projeto Genoma Humano e a empresa norte-americana Celera soletraram, no ano 2000, a maioria dos caracteres químicos que constituem os quase 3 bilhões de degraus das longuíssimas cadeias de DNA nos 23 pares de cromossomos da espécie humana. Essa é a imagem por excelência da ciência natural nos dias de hoje, como foi na década de 50 o desenho esquemático do átomo (simbolizando a não menos temível energia nuclear). A cada oportunidade em que algum tema de genética ou biotecnologia alcança a ordem do dia - e isso ocorre com freqüência cada vez maior -, lá está a dupla hélice a sinalizar um entrelaçamento de esperança e temor. Do genoma humano à clonagem de ovelhas e homens, da identificação de genes envolvidos no câncer à polêmica dos alimentos transgênicos, dos testes de paternidade às discussões sobre o sempre presente fantasma da eugenia, pode-se contar que a figura do DNA aparecerá associada, seja na vinheta da TV, seja na capa do livro, seja na ilustração do jornal - seja até em anúncios de xampu e de gasolina, nesses dois casos como sinônimo de eficácia molecular e de autenticidade.Complexidade vs. DeterminismoTal onipresença decorre não apenas da importância que as biotecnologias vêm assumindo para a medicina, mas também do impacto simbólico e cultural que o conhecimento da estrutura do DNA e as inovações que propiciou tiveram nas últimas cinco décadas, desde que o norte-americano James Watson e o britânico Francis Crick a decifraram, no famoso artigo para a revista científica Nature publicado no dia 25 de abril de 1953. Com a imodéstia que sempre lhe foi característica, Watson afirmou em suas memórias que esse fora "talvez o mais famoso evento em biologia desde o livro de Darwin". E não sem motivo: ficar sabendo que em cada uma das células do próprio corpo (10 trilhões delas, distribuídas em cerca de mil tipos diferenciados) há um conjunto virtualmente idêntico de 6 bilhões de letras químicas estreitamente associadas com as características mais pessoais é uma dessas revelações marcantes do conhecimento, como a descoberta de que a Terra, vista do espaço, é um planeta azul - algo que hoje parece óbvio, mas que só foi confirmado pelos olhos do cosmonauta soviético Iúri Gagárin em 12 de abril de 1961. Afeta em sentido profundo o modo humano de compreender o mundo e os próprios homens, por vezes num sentido e numa proporção que extrapolam o próprio conteúdo objetivo e comprovado da descoberta científica, como no caso do problemático impulso dado ao determinismo genético pelo que há de impressionante nos avanços da biologia molecular.O desvendamento da intimidade da matéria viva cria uma promessa e uma ilusão de controle ou precisão que a tecnociência biológica ainda está longe de alcançar. Muita gente culta acredita piamente que a transcrição do genoma humano tem o poder de desvendar, por si, os mecanismos envolvidos em processos fisiológicos tão decisivos quanto câncer, envelhecimento e infecções, quando qualquer pessoa minimamente familiarizada com os rumos atuais da genômica sabe que a cada avanço nessa área corresponde igualmente um aumento de complexidade. Muitas vezes, compreender pode também significar que o controle almejado pelo saber é mais difícil do que se esperava, ou mesmo pouco provável. Um exemplo recente e eloqüente é o ainda mal compreendido fenômeno da interferência de RNA (RNAi, na abreviação em inglês com que se tornou mais conhecido), destacado pela prestigiada revista especializada norte-americana Science como o principal avanço da pesquisa científica no ano de 2002 e explicado a seguir.O pressuposto de toda a engenharia genética é que, ao modificar-se o DNA de um organismo incluindo em seu genoma um ou mais genes de seqüência conhecida (ou, numa estratégia diversa, silenciando genes para que o organismo pare de sintetizar certas substâncias), a planta ou animal passará a produzir (ou deixar de produzir) as proteínas correspondentes. É o que se faz com plantas transgênicas, por exemplo, incluindo nelas trechos de DNA extraídos de bactérias para que seu metabolismo passe a tolerar um herbicida (caso da soja Roundup Ready, da empresa Monsanto, resistente ao agrotóxico Roundup, o glifosato) ou passe a fabricar um inseticida nos seus próprios tecidos (caso do milho Starlink, da Aventis CropScience, que secreta a proteína inseticida Cry9C para aniquilar lagartas de borboletas e mariposas que se alimentam da planta). Mas nem sempre são esses os efeitos obtidos.Em alguns casos, cessa por completo a produção das substâncias pretendidas. Isso deixava os pesquisadores desconcertados até o começo dos anos 1990, quando se descobriu que pequenos trechos de RNA podiam modular a expressão (leitura) de genes pela maquinaria bioquímica das células. A prova definitiva dessa forma de interferência genética (daí o nome "interferência de RNA") veio em 1998, quando pesquisadores dos Estados Unidos - Andrew Fire (Carnegie Institution) e Craig Mello (University of Massachusetts Medical School) - enxertaram fitas duplas de RNA num tipo de verme e demonstraram que elas bloqueavam a expressão dos genes que continham justamente trechos de DNA coincidentes com as seqüências de RNA enxertadas. O mesmo fenômeno da RNAi foi posteriormente observado em insetos e outros organismos, provando a participação do RNA no que se convencionou chamar de silenciamento de genes.A interferência de RNA poderia ter-se transformado numa nota de rodapé da biologia molecu-lar, mera excentricidade bioquímica na já furiosa complexidade do metabolismo celular, não fossem indicações crescentes de que o mecanismo talvez seja universal entre organismos superiores, como animais e plantas. Ele teria sido herdado de ancestrais bacterianos, que o teriam desenvolvido há centenas de milhões de anos para proteger-se do ataque de vírus (desarmando os ácidos nucléicos que estes injetam na vítima para obrigá-la a produzir quantidades industriais de cópias do próprio vírus). Além disso, pode-se interpretar a RNAi como uma das mais flagrantes contradições de um pilar da biologia molecular, o Dogma Central formulado por Francis Crick em 1957: o fluxo de informação só se faz no sentido DNA ' RNA ' proteína, nunca no inverso (como ressalvou Sandro de Souza, tal dogma já vinha perdendo muito de seu peso desde os anos 1980, quando começaram a ser identificadas formas quimicamente ativas de RNA e continuou a desfazer-se a noção de que ele fosse mero intermediário entre DNA e proteínas).Ora, se o RNA pode silenciar genes (DNA), não é descabido dizer que o fluxo de informação se inverte. De um ponto de vista utilitário (e certamente é dessa perspectiva que flui o entusiasmo dos pesquisadores), isso significa também que toda uma nova classe promissora de ferramentas se apresenta para os biotecnólogos, pois eles talvez não precisem mais modificar o genoma - isto é, o DNA contido nos cromossomos - de um organismo para obter os resultados pretendidos, seja a resistência a um herbicida numa planta comercial, seja o tratamento de uma enfermidade humana. Em princípio, os mesmos efeitos poderiam ser alcançados sem reformar o "código da vida" no núcleo celular, bastando adicionar pequenos RNA ao seu citoplasma (o "recheio" das células). Não seria ainda, decerto, o desabamento do edifício da engenharia genética, lenta e arduamente erguido nas últimas três décadas, mas representaria no mínimo uma mudança radical de sua planta, com a adição de andares imprevistos a um prédio térreo, que mereceria - quem sabe? - ser relançado com o nome de "engenharia biomolecular".Genômica em baixaNo momento em que este volume chega às livrarias, em março de 2003, o anúncio pomposo da decifração do tal "código da vida" feito pelo então presidente norte-americano Bill Clinton e pelo premiê britânico Tony Blair, em 2000, está para completar três anos - sem que nem um único medicamento desenvolvido diretamente com base em informações divulgadas naquele dia, e em artigos científicos sete meses depois, tenha sido lançado no mercado. Uma das estrelas da cerimônia de 26 de junho na Casa Branca, o dublê de cientista e empresário Craig Venter, cuja empresa Celera forçara o concorrente Projeto Genoma Humano a antecipar em quase três anos a transcrição dos cromossomos da espécie, vem desde então perdendo prestígio - pelo menos no mundo das expectativas comerciais e financeiras da biotecnologia aplicada à medicina. Em 23 de janeiro de 2002, Venter deixou a presidência da Celera, que reverteu suas linhas de atuação para métodos mais tradicionais de desenvolvimento de remédios, uma vez que não estava decolando a tentativa de fazê-lo com base nas informações genômicas produzidas no atacado por Venter. Os genes seguramente contêm muitos detalhes relevantes para entender a espécie humana, mas não revelaram ainda o mapa dos lucros bilionários que as gigantes farmacêuticas buscam.A complexidade dos genes é tanta, e tão galopante (a julgar pelos resultados das pesquisas mais recentes, como a da RNAi), que não seria exagero dizer que a própria unidade operacional do conceito se encontra ameaçada, o que não impede muitas pessoas de continuar acreditando que genes equivalem a uma espécie de destino, e um destino que seres humanos se acreditam capazes de modificar com as ferramentas da engenharia genética. O propósito deste livro é mostrar que tal crença é correta e, ao mesmo tempo, despropositada, uma vez que a engenharia genética tem, sim, meios de produzir efeitos espantosos sobre seres vivos, mas que nem por isso se encontra na posição de ditar-lhes metabolismo e comportamento absolutamente previsíveis e controlados.Para chegar a esse objetivo, o primeiro passo é entender a estrutura da molécula de DNA, a famosa dupla hélice, explicada no capítulo 1. A função desse primeiro texto é tornar claro como a arquitetura da molécula encarna de forma elegante a realização de duas funções biológicas primordiais: primeiro, for-necer um molde para a fabricação de milhares de proteínas cuja ação concertada resulta na vida de um indivíduo de determinada espécie; depois, garantir que a geração seguinte receba um pacote mínimo de moldes para a continuação da espécie (ainda que comportando alguma variação, sem a qual a seleção natural não pode agir). Esse mesmo capítulo 1 buscará ainda elucidar, sem muita minúcia bioquímica, as engrenagens da máquina celular para duplicar o DNA (quando a célula se divide) e para ler sua seqüência (quando sintetiza as proteínas de que necessita).Os dois capítulos seguintes (2 e 3) possuem uma característica mais histórica, resumindo a longa e tortuosa trajetória entre as conjeturas de Gregor Mendel sobre a hereditariedade, na segunda metade do século 19, quando a palavra "gene" nem mesmo existia, e a plena compreensão das relações da seqüência de ácidos nucléicos (DNA e RNA) com o que há de específico em cada proteína. Entre uma coisa e outra, foi preciso provar que a substância da hereditariedade era o DNA, e não uma proteína, façanha nem sempre lembrada de Oswald Avery, em 1944. Depois, desvendar a organização bioquímica tridimensional do ácido, o feito muito mais famoso dos então obscuros Watson e Crick, em 1953, que derrotaram na corrida ninguém menos que Linus Pauling. O evento, que agora completa meio século, foi seguido de quase uma década de esforços para decifrar a relação entre essa estrutura e a das proteínas, capitaneados por Crick e pelo físico russo-americano George Gamow, ambos batidos na disputa pelo desconhecido Marshall Nirenberg, que corria por fora.Na Conclusão, serão retomadas algumas descobertas e refinamentos da pesquisa genômica que, assim como a interferência de RNA, estão reformulando a visão dos genes e do papel do DNA. Serão também oferecidas algumas indicações sobre o que se pode e deve esperar das biotecnologias, à luz - ou na penumbra - da complexidade assim revelada. Espera-se com isso que este pequeno volume se torne uma contribuição para que mais admiradores da biologia, molecular ou não, venham a perceber quanta sabedoria há na frase do geneticista de populações norte-americano Richard Lewontin, um crítico precoce e incansável da megalomania genômica: "Nossa biologia fez de nós criaturas que estão constantemente recriando seu ambiente psíquico e material, e cujas vidas individuais são os resultados de uma extraordinária multiplicidade de trajetórias causais entrecruzadas. Portanto, é a nossa biologia que nos torna livres".