terça-feira, 18 de março de 2008

Técnicas para realizar provas e testes

Muito alunos me pedem dicas para o momento de realizar a prova. Por incrível que pareça o planejamento do ato de realizar uma avaliação pode melhorar a sua nota.
Então, algumas dicas para melhorar seu desempenho durante a feição de testes, provas e vestibulares.
Grande abraço
Prof. Augusto César



Procure calcular bem o tempo da prova, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível. Não tenha pressa em entregar a prova.


Não se perturbe se quase todos os colegas já tiverem terminando. Cada um deve se preocupar com seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade!

Preste atenção ao que o professor pedir que você faça na prova. Verbos como "definir", "explicar", "comparar", "exemplificar", "relacionar" têm um significado muito preciso. Se você "traduzir" mal.


Digamos que o professor peça que você defina um cubo. Se você escrever: "Um cubo é por exemplo, um dado", você errou! Uma coisa não é "por exemplo" nada! Uma coisa é somente aquela coisa e pronto. O certo seria você responder assim: "Sólido que tem seis faces quadradas iguais". Se o professor pedisse para "Exemplificar"um cubo, estaria certo.

Do mesmo modo, muita gente erra quando a pergunta pede para comparar ou relacionar duas coisas. Nesse caso, não basta definir cada uma delas, lado a lado. O que o professor quer é que você analise cada uma e veja quais as semelhanças e diferenças existentes entre elas, comparando uma à outra. É preciso pensar.


Também dá o maior problema quando o problema pede para "explicar" alguma coisa. Nesse caso, é preciso explicar mesmo, dar detalhes sobre a tal coisa. Não basta definir e pronto! "Explicar" quer dizer "desdobrar", "deixar claro".

Não adianta querer escrever mais que o professor pediu, pretendendo assim, melhorar a nota. Você tem de ser objetivo e responder apenas o que foi solicitado. Lembre-se de que, se tentar enrolar e fazer mais do que foi pedido, você estará aumentando as suas chances de errar!

Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando descobrem que o aluno fez um esforço para acertar.


Bom estudo!

segunda-feira, 17 de março de 2008

O que é Janela Imunológica?


A janela imunológica é o período entre a contaminação e a possibilidade de detecção do vírus no organismo; é o tempo compreendido entre a aquisição da infecção e a soroconversão. Quando um indivíduo se expõe a alguma situação de risco e contrai o HIV, o sistema imunológico reconhece sua presença e dá início à produção de anticorpos anti-HIV, na tentativa de neutralizar seus efeitos. O HIV, porém, vai se alojar dentro de algumas células do organismo, inclusive dentro das células coordenadoras do sistema imunológico (os linfócitos). Após a infecção, o organismo leva de duas a doze semanas para produzir uma certa quantidade de anticorpos que possam ser detectados pelo exame de sangue específico e este período é chamado de "janela imunológica", ou seja, é o tempo entre a infecção pelo vírus e a soroconversão (quando os anticorpos passam a ser detectáveis no sangue e os testes sorológicos tornam-se positivos). O teste, que deve ser repetido, em três e seis meses, detecta os anticorpos do vírus e não o vírus em si . Caso o teste seja feito durante a "janela imunológica", é provável que dê um resultado falso-negativo, embora a pessoa já esteja infectada pelo HIV e possa transmiti-lo a outras pessoas.
Logo que infectado, o portador pode transmitir o vírus a outras pessoas, mesmo que sua presença só possa ser identificada semanas mais tarde. Teoricamente, no período da "janela imunológica" o risco de transmissão do HIV é maior do que no período pós-soroconversão assintomático, porque a taxa de replicação do HIV é alta, uma vez que a pessoa infectada ainda não desenvolveu uma resposta imune contra o HIV.
A s pessoas contaminadas pelo vírus HIV, mas que não desenvolveram a doença, e/ou nem apresentaram sintomas são chamadas de soropositivos, portadores assintomáticos ou portadores sadios . O que as caracteriza é o fato de que apesar da contaminação pelo HIV, elas não apresentam qualquer sintoma da doença podendo este estágio durar por toda a vida do indivíduo. Não confundir: aidéticos são os portadores do vírus que já desenvolveram a doença. Ainda não é possível saber quando algum portador do vírus vai desenvolver sintomas da doença ou mesmo a Aids (infecção aguda generalizada). Isso amplifica o conceito de sexo seguro e transfusões com segurança.