segunda-feira, 14 de abril de 2008

Como Estudar: técnicas que podem ajudar a melhorar seu rendimento escolar

O que significa estudar?

Muitas pessoas se dizem "estudantes", mas na verdade desconhecem o verdadeiro sentido da palavra ESTUDAR.
Estudar é Trabalhar !
Não é somente reler um texto na última hora, um dia antes da prova e depois de obter o retorno, em forma de notas baixas, reclamar para si mesmo: - Puxa! Eu estudei tanto!!!!
Estudar é ir à procura da Verdade!
A meta do estudante deve ser: chegar a aprender, enxergar com seus próprios olhos.
Quando uma pessoa estuda algo, ela chega a ter uma opinião própria sobre determinado assunto não dependendo de opiniões alheias para tirar suas conclusões.


Estudo é trabalho Duro, Penoso e Exaustivo que requer Empenho, Dedicação e Perseverança.

Mas afinal de contas: Como estudar?

Existem algumas técnicas que auxiliam o estudante a alcançar seus objetivos.
Se estas técnicas forem seguidas, seguramente o sucesso será alcançado e o próprio aluno perceberá que pode ultrapassar seus limites...


Fator Externo


AMBIENTE


O ambiente propício para o estudo deverá ser:



  • sossegado,
  • com boa iluminação,
  • sem música,
  • com uma mesa - somente com os materiais básicos para o estudo para que não haja distração com outras coisas do tipo: fotos, revistas, etc,
  • uma cadeira confortável (para se manter uma boa postura durante o estudo),
    um bom dicionário não pode faltar.

Fator Interno


MOTIVAÇÃO E AUTO DISCIPLINA


"Um homem sem objetivos não sabe para onde vai"
Um fator que determina o bom estudo é a vontade de querer saber mais, sem esta vontade o aluno não chegará a nenhum lugar. Para que isto aconteça o aluno deve saber onde quer chegar, enfim, ter os seus objetivos bem definidos!!!
A auto disciplina entra aí como um auxiliar do estudante que deve treinar-se para ter domínio sobre a fantasia, imaginação, emoções e impulsos.
A constância vence as impressões de falso cansaço que freqüentemente nos assaltam.



Planejamento e Organização

TEMPO


É importante que o aluno separe um tempo para estudar.
A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana. Mas se faz necessário um empenho por parte do estudante para descobrir seus horários vagos e se dedicar ao estudo.
Descobrir os períodos de tempo vagos.
Selecionar aqueles períodos do dia em que você se sente mais "disposto"(Ex: há pessoas que trabalham melhor à noite, outros logo ao amanhecer...)
Separar pelo menos duas horas para estudo, mas, entre uma hora e outra descansar 15 minutos (saia do ambiente de estudo e faça algo para descansar a mente).
Somente em último caso estude mais que estas 2 horas porque é melhor que você tenha 2 horas de estudo por dia com uma certa freqüência ( por exemplo:4 vezes por semana) do que 4 horas em um só dia.

Anotações em Sala de Aula

As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo, pois elas são pessoais, ou seja, o aluno escreve com suas palavras o que está entendendo da aula, quando nós anotamos algo estamos usando não somente as memórias visual e auditiva. Quando escrevemos algo memorizamos mais!!!!!
Prepare um caderno para anotações ou utilize o próprio caderno da matéria a ser estudada, porque quando fazemos anotações em qualquer folha corremos o risco de perdê-la!!!
Crie o hábito de rever as anotações quando chegar em casa, ao revê-las podemos relembrar coisas importantes que deixamos de anotar durante a aula.
As anotações também podem ser feitas em forma de "MIND MAPPING" (mapas mentais).


A imagem abaixo é um "mind mapping" para um texto sobre aspectos ambientais a serem estudados no desenvolvimento industrial.


Obs- Maiores detalhes sobre a técnica do mapa mental em:

http://criatividade.files.wordpress.com/2007/03/mapa-mental.pdf




Saiba tirar o maior proveito de suas anotações


Escrever cada palavra dita pelo professor em sala de aula não garante o entendimento sobre o assunto. Existem estudantes que se dão bem com anotações em moldes de mapas mentais, baseando-se em palavras-chave, com indicadores. Esta é uma metodologia mais visual, com a qual o eles conseguem, depois, relacionar o mapa mental com o que recordam das aulas.


Outro método conhecido são as anotações lineares, com frases importantes e observações indispensáveis para estudar posteriormente. Muitos utilizam recursos como sublinhar palavras e temas de importância.


Outra técnica em anotações é a boa utilização de abreviaturas. Muitas vezes abreviamos uma palavra, porém, posteriormente, não entendemos seu significado. É preciso desenvolver abreviaturas padronizadas e utilizar algumas já conhecidas, como: C. (cerca de) Cap. (capítulo), i.e (id est = isto é), entre outras.

Obs.: Estas anotações são muito úteis também para serem usadas durante: Palestras, Exposições de Trabalhos, Vídeos, etc.


Estudando em Casa

Com o hábito saudável de estudar com uma certa constância você nunca estará com muitas matérias "difíceis" para "tentar decifrar"!
Tudo será uma grande REVISÃO deixando o estudante mais despreocupado, pois ele tem o domínio da matéria!!!

1º Passo
Ler o conteúdo a ser estudado despreocupadamente.
2º Passo
Ler o conteúdo sublinhando o que você está achando mais importante no texto.
3º Passo
Fazer um questionário sobre o que foi lido. (lembre-se que este material é seu por isso tente abordar todos os aspectos do texto!!!! Não seja um traidor de si mesmo!!)
4º Passo
Fazer um "Mapa Mental" do material (observando cores diferentes para as ramificações)
5º Passo
Se houver exercícios para serem feitos a hora é agora. Depois de ter seguido todos estes passos você não encontrará dificuldades em resolvê-los


Dica de Aprofundamento




Muitos alunos ficam apenas com o que o professor aborda em sala de aula e por este motivo, muitas vezes, não chegam a compreender o conteúdo.
Uma dica legal para que o estudante finalmente se liberte e possa discutir e analisar os fatos com mais profundidade é a PESQUISA.
Muitas vezes atitudes simples nos ajudam a ter mais conhecimento sobre fatos e, por este motivo, ser vista como uma pessoa "interessada".
Levar para a sala de aula um recorte de jornal, ou de uma revista sobre o tema estudado é um modo simples de aprofundamento.
Quando a matéria requer exercícios, como por exemplo matemática, o estudante deve procurar em livros de outros autores exercícios diferentes, e a partir destes, o próprio aluno poderá criar os seus.



Estudando Exatas

A matemática sempre foi um "bicho de 7 cabeças" para o estudante.
Com a aplicação do estudo sistematizado esta MÁ FAMA deverá sumir!!!

As dicas são basicamente as mesmas:




Prestar atenção às aulas fazendo anotações
Tentar resolver alguns exercícios em sala, formulando assim perguntas para o professor.
Quando chegar em casa: REVISÃO!!! Escreva observações e perguntas, se as tiver.
Pesquisar outros livros é muito importante para o domínio da matéria!!!
Dica
"PERGUNTAR É SINÔNIMO DE INTELIGÊNCIA E INTERESSE, POIS QUEM NÃO PERGUNTA É PORQUE PROVAVELMENTE ESTÁ COM A MENTE VOANDO FORA DA SALA DE AULA"
Seguindo estes conselhos práticos o estudante, sem sombra de dúvidas, irá alcançar êxito em sua carreira e, é claro, que este êxito se refletirá em boas notas!!!!
BONS ESTUDOS!