quarta-feira, 1 de agosto de 2007

ESTUDO DIRIGIDO – Núcleo, mitose e meiose

Questão 01- A divisão celular envolve várias fases, onde diversas estruturas celulares desempenham funções definidas até a completa separação das células filhas. Considerando que a figura abaixo representa uma dessas fases, responda aos itens a seguir:

a) Como são denominadas as estruturas ou regiões indicadas pelas letras a, b e c?
b) Por que, ao se observar a figura número 1, pode-se afirmar que ela representa uma célula em metáfase?
c) Cite duas diferenças entre os dois tipos de divisão celular, mitose e meiose.


Questão 02- O gráfico representa as mudanças (quantitativas) no conteúdo do DNA nuclear durante eventos envolvendo divisão celular e fecundação em camundongos.



(a) Nos intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a que fases da mitose ou da meiose?
(b) Qual o objetivo da células em promover a redução de DNA vista entre os intervalos de NOP? (c) Quantas mitoses e meioses são representadas no gráfico acima? Justifique sua resposta com base na variação de DNA ao longo da seqüência de eventos.

Questão 03- Certa espécie animal tem número diplóide de cromossomos igual a 8 (2n=8). Uma célula de um indivíduo dessa espécie encontra-se em divisão e apresenta 4 cromossomos simples sendo puxados para cada pólo. A partir dessa informação, pode-se afirmar que a referida célula se encontra em que tipo de divisão celular? Em que fase?

Questão 04- Os desenhos representam três células em anáfase da divisão celular pertencentes a um organismo cujo número diplóide de cromossomos é igual a 6 (2n=6). As células 1, 2 e 3 encontram-se, respectivamente em que tipo de divisão e fase?


Questão 05- A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restaura-ção numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que: (Some os itens corretos para a resposta final)

01. ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas.

02. nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja ataca-do por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.

04. a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presen-ça de sexo nem a formação de células ger-minativas.

08. na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromos-somos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.

16. se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mito-se e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.

32. uma mutação que ocorra em uma das cro-mátides de uma célula somática será trans-mitida a todas as suas células-filhas, atra-vés da divisão mitótica.

64. a Meiose compreende duas etapas de divi-são cromossômica, sendo que, após a pri-meira, o número de cromossomos das célu-las-filhas é metade do das células-mães.



Questão 06- A mitose e a meiose são dois tipos de divisão celular. Com relação a esses processos, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S). (Some os itens corretos para a resposta final)


1.A mitose é uma divisão do tipo equacional.

2.A meiose ocorre em quatro etapas sucessivas.

4.A meiose ocorre na linhagem germinativa, quando da produção dos gametas.

8.A mitose ocorre nas células somáticas.

16.O número de cromossomos das células resultan-tes de ambos os processos é igual ao das células que lhes deram origem, porém somente as célu-las que sofreram meiose podem apresentar recombinação genética.

32.Ambos os processos ocorrem em todos os seres.

64.Em alguns organismos a mitose é utilizada como forma de reprodução.



Questão 07- De que maneira a meiose pode contribuir para a diversidade genética dos organismos? Organismos que se dividem por mitose e outros por meiose possuem o mesmo nível de diversidade genética? Discorra sobre sua resposta.


Questão 08- O que é diferenciação celular? Como ocorre? Quais as principais modificações que ocorrem durante a diferenciação celular? Que fatores influenciam a diferenciação celular?


Questão 09- Como é possível a existência de vários tipos celulares diferentes em um organismo multicelular, sabendo-se que todas as células originaram-se da célula ovo (zigoto), ou seja todas têm o mesmo DNA?

Questão 10- Em organismos de reprodução sexuada ocorrem em geral dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Considerando estes dois tipos de divisão, responda aos itens a seguir:

a) Em que fase da mitose ocorre a separação das cromátides irmãs?]

b) Na espécie humana quantos cromossomos recebem cada célula no final da mitose?

c) Qual é o principal objetivo da divisão meiótica?

d) Em qual órgão masculino ocorrem as divisões meióticas?

e) Qual é a importância do crossing-over na prófase I da meiose?


Questão11- (Cesgranrio-RJ) Sobre o esquema do ciclo celular representado abaixo são feitas 3 afirmativas:


I. A duplicação do ADN acontece no período S.
II. A síntese de proteínas é mais intensa durante
a mitose.
III. As células resultantes da mitose diferem da
célula-mãe, devido ao fenômeno do crossingover.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.

Questão12- (UFPA) O gráfico abaixo ilustra a evolução do teor de DNA no núcleo de uma célula, ao longo do ciclo celular. Pode-se concluir que:
a) durante os períodos G1 e G2 a célula possui a mesma quantidade de DNA.
b) o teor de DNA durante a intérfase assume níveis quantitativamente diferentes.
c) durante a divisão celular os níveis de DNA mantêm-se constantes.
d) nos estágios finais da intérfase e da divisão a célula apresenta o mesmo teor de DNA.
e) no período G2, além da duplicação do DNA, também são sintetizadas algumas proteínas.

Questão 13- (Fuvest-SP) Uma célula somática que tem quatro cromossomos, ao se dividir,
apresenta na metáfase:
a) quatro cromossomos distintos, cada um com uma cromátide.
b) quatro cromossomos distintos, cada um com duas cromátides.
c) quatro cromossomos pareados dois a dois, cada um com duas cromátides.
d) quatro cromossomos pareados dois a dois, cada um com uma cromátide.
e) dois cromossomos, cada um com duas cromátides.


Questão 14- (Cesgranrio-RJ) A figura abaixo é característica da meiose porque só nesse tipo de divisão celular acontece: a) separação dos centríolos.
b) formação do fuso acromático.
c) menutenção da carioteca.
d) pareamento dos cromossomos homólogos.
e) duplicação das cromátides.

Questão 15- (UNEB-BA) Considerando-se dois cromossomos homólogos durante uma determinada fase da meiose, a afirmação que melhor caracteriza a ilustração abaixo é:
a) ainda não se iniciou o pareamento entro os dois homólogos.
b) logo após essa fase ocorrerá replicação de DNA.
c) ainda não ocorreu a formação de cromátidesirmãs.
d) cromátides não irmãs estão formando um quiasma.
e) permutações ainda não são evidentes.


Questão 16- Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fêmea) e o burro (exemplar macho) são híbridos estéreis que apresentam grande força e resistência. São o produto do acasalamento do jumento (Equus asinus, 2n = 62 cromossomos) com a égua (Equus caballus, 2n = 64 cromossomos).

a) Quantos cromossomos têm o burro ou a mula? Justifique sua resposta.
b) Considerando os eventos da meiose I para a produção de gametas, explique por que o burro e a mula são estéreis.

Questão 17 - Descreva as principais funções da mitose e meiose nos seres vivos.


Questão 18- A fenômenos meióticos essenciais para a manutenção dos padrões quantitativos (número cromossomal) ao longo das gerações além do incremento da variabilidade genética. Quais são os fenômenos meióticos relacionados aos fatores acima mencionados e como estes ocorrem neste tipo de divisão celular?

Questão 19- Esta questão é composta por 4 trechos retirados de um mesmo texto chamado “Um pouco mais sobre a mitose”.
Leia-os atentamente e responda as questões que se seguem.

A- “ A Biologia celular caminhou muito nas últimas décadas; ainda restam, no entanto, várias perguntas sem resposta, que tem intrigado os especialistas. Por exemplo, o papel dos centríolos na mitose ainda não está totalmente esclarecido. Quando existem centríolos, como é o caso das células animais, parece haver relação entre seu afastamento para os pólos opostos e o aparecimento de fibras do fuso; afinal, centríolos, ásteres e fibras do fuso são compostos por microtúbulos. O dado intrigante é o fato de células vegetais não terem centríolos e, ainda assim, formarem fibras do fuso. Isso mostra que a verdadeira relação entre centríolos e a formação do fuso ainda não está suficientemente clara.”

a.1- A que fase da mitose refere-se o trecho acima?
a .2- Como podemos, baseados nas diferença entre células animal e vegetal citadas no texto acima, classificar a mitose que ocorre nestes dois tipos celulares?
a.3- Retire do texto os componentes do aparelho mitótico e explique a sua importância para o processo da divisão.


B- “Na região do centrômero, existe uma estrutura protéica que liga cada cromossomo a uma fibra do fuso. Sabe-se também que o encurtamento das fibras ocorre através de um processo chamado despolimerização, em que a fibra vai perdendo moléculas e diminui de tamanho.”

b.1- A que fase da mitose refere-se o texto acima?

b.2- Qual a conseqüência do processo de despolimerização relatado no texto?


C- “Existe uma substância chamada colchicina, que impede a formação do fuso. A mitose de células tratadas com essa substância é interrompida. Com isso acaba-se formando uma nova carioteca, as cromátides-irmãs se separam e a célula fica com o dobro de cromossomos que tinha inicialmente.”

c.1- Em que fase a mitose é interrompida quando a célula é tratada com a substância citada?

c.2- Com que finalidade esta interrupção é provocada em laboratório? Justifique.

c.3- Considerando que a célula citada no texto seja diplóide (2n), com quantos genomas ela ficará com a interrupção da sua divisão?


D- “Com relação à citocinese, descobriu-se que o citoesqueleto tem importante participação. Durante este processo, aparece um anel contrátil de filamentos de actina na região mediana da célula, entre os dois núcleos em formação. Esse anel fica ligado à membrana plasmática, do lado de dentro da célula, e sua contração faz com que haja “estrangulamento” do citoplasma, separando por fim as células-filhas.”

d.1- A que fase da mitose refere-se o texto acima?
d.2- A citocinese descrita é animal ou vegetal? Justifique.


Questão 20- Cromossomo e cromatina são dois estados morfológicos diferentes das moléculas de DNA. Em que momento ou momentos do ciclo celular encontramos cada um destes estados morfológicos e qual a importância de cada um deles?


Questão 21- “A intérfase já foi considerada um período de repouso celular. No entanto, isso não é considerado correto.” Justifique a afirmativa acima citando pelo menos 2 atividades que ocorrem durante este período relacionados a divisão celular.


Questão 22- Os cariótipos abaixo são de indivíduos de sexos opostos de uma dada espécie. Responda:


(a) Esta é uma espécie diplóide? Justifique.
(b) Qual o número de distintos cromossomos desta espécie?
(c) Esta espécie apresenta cromossomos sexuais? Em caso positivo, indique qual o X e qual o Y.
(d) O que existe em um cromossomo eucariótico? Qual a função de cada componente?
(e) Classifique cada distinto cromossomo da espécie quanto à posição do centrômero.
Questão 23- Qual o resultado da mitose em uma célula de eucarionte e qual a importância desse mecanismo celular?
Questão 24- Qual o resultado da meiose em uma célula germinativa de eucarionte diplóide e qual a importância desse mecanismo celular?
Questão 25- Explique porque todas as células do seu corpo, com algumas exceções, têm o mesmo número de cromossomos e os mesmos genes.
Questão 26- Explique por que o número de cromossomos das espécies diplóides de reprodução sexuada se mantém constante.
Questão 27- Em relação à nossa espécie, quantos cromossomos e quantas cromátides devem existir
(a) numa célula em intérfase (fase G1)?
(b) numa célula em prófase?
(c) num espermatócito secundário em prófase II?
(d) num óvulo?

64 comentários:

Anônimo disse...

KDE AS RESPOSTAS~?????

Anônimo disse...

SERIA MELHOR SE TIVESSE AS RESPOSTAS.....

Anônimo disse...

essa desgraça tem que ter respostas pois gasto meu dinheiro olhando essa porcaria que nao tem nada pa ver

Anônimo disse...

realmente tenha vergonha na sua cara e responda as porras dessas perguntas seu filho da put...

Anônimo disse...

kd as respostas caramba!!!!

Anônimo disse...

kd a resposta

Anônimo disse...

merda respostas porra

Anônimo disse...

desgreta kd a resposta caralho, fdp, xera-rola

Anônimo disse...

Oi ,meu nome é Jennifer, e eu gostaria que você colocasse as respostas no final,asiim eu poderia comparar a minhas respostas com as respostas corretas. Obrigada.

jennifer disse...

Oi ,meu nome é Jennifer, e eu gostaria que você colocasse as respostas no final,asiim eu poderia comparar a minhas respostas com as respostas corretas. Obrigada.

Jennifer Beatriz disse...

Olha você colocando as respostas no final tudo ficará mais claro pra quem realmente deseja estudar e entender o assunto sobre a divisão celular!!
agradeço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ah vai tomar no cu

Marcelo Costa disse...

é vdd, cade as respostas??..ou alguém aqui é biólogo? ¬¬

Anônimo disse...

Anônimo disse... vcs tem q colocar as resposta nehh.eh isso q agente vem procura akii....

Unknown disse...

ALOUKA neha vcs postam a merda da pergunta e sem respostas ? que cahorrada, é uma pura putaria isso ---'

Unknown disse...

ALOUKA neha vcs postam a merda da pergunta e sem respostas ? que cahorrada, é uma pura putaria isso ---'

Anônimo disse...

pq vcs num pedem as respostas direito fica chingando o kra neh foda

Anônimo disse...

vocês deveriam deixar de serem priguiçosos e responder as perguntas!
vocês se acham bom de mais para fazerem isso?
pois vocês não são sabem porque?
poruqe são BURROS e querem tudo na mãozinha!
A vida é para os que batalham e correm atrás BANDO DE IDIOTAS!
quero ver qm vai crescer na vida chingando os outros e querendo tudo na mãozinha!
vocês realmente são MEDILCRES ! isso sim, BANDO DE MEDILCRES !

Anônimo disse...

É sempre bom estudar e responder as perguntas =/
Nada na vida vc ganha chingando !

Anônimo disse...

ei nada a ver ai que o cara disse que gastou dinheiro olhando o saite e queria as respostas e tal!
acho isso mto ridículo!
Imagina a pessoa que formulou as perguntas, as pessoas que estudaram e pesquisaram para ter esse material aí pra gente hj na net, quanto eles gastaram pra fazer tudo isso ein?
devia pensar antes de postar uma baxaria dessa!

Anônimo disse...

gostaria q colocassem as respostas no final
assim seria bem melhor
vcs ñ acham ñ?

Anônimo disse...

ou podeira kolokar as resposta seria mais fácil e seu sit bombaria!!!!
pq agora táá todo mundo só xingando se kolokar fica melhor
espero k koloke !!!!
xau

Anônimo disse...

Pelo o amor de Deus
por favor coloca as respostas!!!

Anônimo disse...

o que move o mundo são as respostas.... não as perguntas....

Anônimo disse...

as pessoas acham que tudo deve ser facil, mais se enganam pois nada facil vale a pena, nao se aprende desse jeito. pq vcs nao vao atras das respostas ao invez de xingar a equipe que produziram isso???
Garanto a vcs que os que leram o meu recado ate o final n sao pessoas preguiçosas, pq os preguiçosos querem tudo facil...........................

Anônimo disse...

porra a vai tomar no teu cu eu quero e facil mesmo nao fode vai ficar ai dde cu aberto o dia inteiro procurando esse caralho desta resposta como e que eu vou saber se a resposta que eu botei ta certa ou errada ?perguntando paraa um biologo?

ps:vai tomar no cu o cara da caixinha de cima vai dar de intelectual na casa do caralho

Anônimo disse...

po podia mesmo colocar as respostas

Anônimo disse...

e mesmo tem e que chingar nesse caralho pra ver se alguem toma providencia

Anônimo disse...

eu nao to chingando o cara to chinagando esse bando desses viados ai

Anônimo disse...

PORRA CADE ASS RESPOSTA! COMO Q EU VO SABE SE VO PASSA NO ENEM AGORA??? POR TUA CULPA! TO COM A MENTE INSEGURA AGORA :/ VAI PAGA MEU PSICOLOGO AGORA??? VAAAI HEIN??? NANANANANANANANANNAA
SAFADAO!

Anônimo disse...

vai se fude seu viado tu axa que algm aki e chinelao pra esculacha o blog do cara?? enfia o dedo no cu!

SeBo Da HisToRiA disse...

bom dia professor queria saber se você nao vai postar as respostas dessas questoes, pois eu respondi e nao sei se estao corretas. add meu email: frr-2703@hotmail.com.

Biologo disse...

em brve terao as rspsta envestguem = aplicacao da mitose=

Anônimo disse...

Nossa! Me ajudou muito. Eu respondi, mas não sei se ta certo. VALEU TAPADO! Tu seria mas esperto se colocasse a droga das respotas aí poxa...

Anônimo disse...

Que bando de gente estressado e sem educação meu Deus!Vcs não conhecem a palavrinha mágica não? "POR FAVOR", é tão fácil!

Anônimo disse...

porra não chinga ele não

Anônimo disse...

Seria muito bom se colocassem as respostas, para podermos comparar com as nossas.Quem falaou aí em procurar pelas respostas, lembre-se que a internet serve pra facilitar a vida da gente e não pra dificultar. Morou?!!!!

Anônimo disse...

Pessoal, tenham educação e parem de chingar.Tudo bem que ele erraram em não colocar as respostas, mas não é dessa forma que se expressa
indignação. Um "por favor" já é suficiente!!!!!!

Elly' disse...

pooxa.. =/ queria muito saber as respostas .'bjs!

Anônimo disse...

C algm kiser as respostas falem quanto tão dispostos a pagar...
qm tiver interessado fala alguma coisa

C algm conseguir fazer meus parabéns, porq eu levei 5 meses pra concluir todas e mais uma semana pros meus orientadores da licenciatura conferir

Anônimo disse...

nhé nhé nhé só sabem chorar é?! vao fazer vcs, bando de preguiçosos, toma vergonha na kara, nem foram vcs q fizeram as perguntas pra começar!!!

Anônimo disse...

Po meu seria bem melho si tivesse as respostas!:/ ja ki e issuu kiii procuramos ppppppooooorrrrrraaaaaa!!!!!!!!!!! Ki merda

Anônimo disse...

Po meu seria bem melho si tivesse as respostas!:/ ja ki e issuu kiii procuramos ppppppooooorrrrrraaaaaa!!!!!!!!!!! Ki merda

Anônimo disse...

o fdp coloca as porra das resposta nessa desgraça ai viado dos inferno

Anônimo disse...

O seu animal como vc posta um monte de questao sem resposta. Kdas reposta????????????????????

Anônimo disse...

respostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

OLÁ! PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE AGRADECELO PELO SAIT POIS É MUITO IMPORTANTE PARA MEUS ESTUDOS TRAZ BASTANTE CONHECIMENTO.....
MAS NA VERDADE ESTOU-LHE ESCREVENDO PARA QUE VCS PODERIA COLOCAR AS RESPOSTA POIS AJUDARIA MUITO PARA MIM PODER ESTAR ESDUTUDANDO, SE PODER FAZER ISSO AGRADECERIA MUITO A MIM E A TODAS ESSAS PESSOAS SE RESPEIRTO Q ESCREVERAM....
OBRIGADA PELA COM PREENÇÃO!

lu disse...

Olá ....muito importante este site, perguntas muito importante para nosso aprendizado, mas se for possivel colocar um gabarito de respostas para q possamos estuda-las mais ainda. parabéns pelo seu trabalho e aos mal educados meus comprimentos também pela amor Deus q pessoas sem cultura mesmo acredito q maneiras bem melhor de comunicar-se com alguem..

obrigada

Cleitonsilva disse...

otimas questões só falto as resspostas. Recomendo tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br um otimo blog tb e todas as questões com gabarito.

Anônimo disse...

Write more, thаtѕ all I have tο sаy.
Liteгally, it ѕeemѕ aѕ though уou reliеd on thе videо to makе your point.
You сleаrly know what уoure tаlκіng аbout, why ωastе your intelligence οn just рosting ѵideos to уοur ѕite whеn yоu could bе giνing us something еnlіghtening to rеad?


Feel frеe to surf to mу page; See Us

Anônimo disse...

Ι conѕtantly emailеd this blog post pаgе to all
my contaсts, fог the reason that if like to геаd іt аfter thаt my links will tоo.


Tаke a look at my ωeblog :: fcopa.com

Anônimo disse...

Amazing! Its genuinelу amazing piece of writing,
I haѵe got muсh clеar idea about frоm thіs piece of ωriting.


mу blog pоst: Americas Cardroom Poker Bonus
Also see my web page - 888 Poker Promotions

Anônimo disse...

Oh my gooԁness! Incгеdіble aгtісlе dude!
Mаnу thanks, Hοωevег I am
haѵіng pгoblems with уour RSS.
I don't understand the reason why I cannot subscribe to it. Is there anybody else having similar RSS issues? Anyone who knows the answer can you kindly respond? Thanks!!

My blog post ... Americas Cardroom Poker Bonus - -

Anônimo disse...

Thanks fοr sharing your thoughts about disseminate.
Regards

Ηеrе iѕ my ωebpage - Low Stakes Offer

Anônimo disse...

vei pelo amor de deus perder tempo abrindo isso pra ver pergunta sem resposta??? pergunta é o q eu tenho abrindo isso, quero ver as respostas pra elas e ñ mais perguntas ora poha mermo

Unknown disse...

Onde estão as respostas por favor ?

Unknown disse...

Respostas por favoooor !

Unknown disse...

Quem vem aqui apenas para encontrar as respostas não pretende aprender nada - parem de parasitar!
Estudem e procurem as respostas, enquanto isso realmente aprenderam sobre o assunto.
Ah! E nem todos querem realmente as respostas prontas, mas as questões prontas para realizar testes!

Anônimo disse...

vai tomar no cu Dayse, quero tirar 10, parasita é fazer 10 fatorial na faculdade, se é que vc sabe o que é faculdade federal.

Unknown disse...

FILHO DA PUTA, BOTA AS RESPOSTAS SEU MERDA

Unknown disse...

FILHO DA PUTA, BOTA AS RESPOSTAS SEU MERDA

Unknown disse...

FILHO DA PUTA, BOTA AS RESPOSTAS SEU MERDA

Anônimo disse...

Eu só queria as respostas, só isso...