terça-feira, 18 de março de 2008

Técnicas para realizar provas e testes

Muito alunos me pedem dicas para o momento de realizar a prova. Por incrível que pareça o planejamento do ato de realizar uma avaliação pode melhorar a sua nota.
Então, algumas dicas para melhorar seu desempenho durante a feição de testes, provas e vestibulares.
Grande abraço
Prof. Augusto César



Procure calcular bem o tempo da prova, reservando alguns minutos para uma revisão final antes de entregá-la. Lembre-se: use todo o tempo disponível. Não tenha pressa em entregar a prova.


Não se perturbe se quase todos os colegas já tiverem terminando. Cada um deve se preocupar com seu próprio ritmo. O importante é fazer uma boa prova e não bater recorde de velocidade!

Preste atenção ao que o professor pedir que você faça na prova. Verbos como "definir", "explicar", "comparar", "exemplificar", "relacionar" têm um significado muito preciso. Se você "traduzir" mal.


Digamos que o professor peça que você defina um cubo. Se você escrever: "Um cubo é por exemplo, um dado", você errou! Uma coisa não é "por exemplo" nada! Uma coisa é somente aquela coisa e pronto. O certo seria você responder assim: "Sólido que tem seis faces quadradas iguais". Se o professor pedisse para "Exemplificar"um cubo, estaria certo.

Do mesmo modo, muita gente erra quando a pergunta pede para comparar ou relacionar duas coisas. Nesse caso, não basta definir cada uma delas, lado a lado. O que o professor quer é que você analise cada uma e veja quais as semelhanças e diferenças existentes entre elas, comparando uma à outra. É preciso pensar.


Também dá o maior problema quando o problema pede para "explicar" alguma coisa. Nesse caso, é preciso explicar mesmo, dar detalhes sobre a tal coisa. Não basta definir e pronto! "Explicar" quer dizer "desdobrar", "deixar claro".

Não adianta querer escrever mais que o professor pediu, pretendendo assim, melhorar a nota. Você tem de ser objetivo e responder apenas o que foi solicitado. Lembre-se de que, se tentar enrolar e fazer mais do que foi pedido, você estará aumentando as suas chances de errar!

Quando você não souber uma questão, é sempre bom tentar resolvê-la. Muitos professores dão parte da nota da questão quando descobrem que o aluno fez um esforço para acertar.


Bom estudo!

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, vou tentar seguir essas dicas!!!
parabens e continue com o otimo trabalho no blog!

Augusto César Willer disse...

Obrigado!!!

Anônimo disse...

Isso sobre os estudos parece ser interessante, e, ao mesmo tempo, difícil. Por exemplo, eu não consigo manter uma rotina de estudos por um dois motivos. Preguiça e por que simplesmente de assistir às aulas já me garante no mínimo um 6.

Alguma sugestão?