quinta-feira, 26 de julho de 2007

Textos - As últimas descobertas sobre o Câncer.

Caros alunos;

Segue uma seleção sobre as últimas descobertas sobre este conjunto de doenças denominadas de câncer ou tumores malignos. Como vimos em sala de aula, o câncer decorre de mitoses descontroladas ocasionadas por mutações em genes que estimulam a divisão celular (oncogenes) ou genes que inibem a mitose (anti-oncogenes). Boa leitura e que a força esteja com vocês.

Professor Augusto César


Falha na 'memória' da célula pode provocar câncer, diz estudo - Publicado em 16/05/207 na Medical congressement Babraham institute)

Perturbação da memória da célula pode levar a divisão anormal, acreditam os pesquisadores.




Uma família de enzimas pode provocar o câncer ao sabotar a memória das células, sugere pesquisa feita pela Pesquisa do Câncer da Grã-Bretanha e pelo Instituto Babraham, na cidade britânica de Cambridge.
Cada vez que uma célula se divide, ela tem que “lembrar” quais de seus genes têm que ser ativados ou desativados.
Se essa "memória" é prejudicada, o desenvolvimento das células é perturbado e pode se formar um câncer.
O estudo científico mostrou que determinadas enzimas podem alterar essa memória genética.
Evidências dessa interferência foram encontradas em grande proporção de tumores.
Os pesquisadores descobriram que uma enzima envolvida na formação do sistema imunológico conhecida como AID também pode alterar o processo pelo qual genes são desligados por uma mudança na estrutura de seus componentes.
"Quando a enzima AID age de uma maneira descontrolada sobre um gene-chave, este gene vai ser ativado no lugar errado ou na hora errada", disse o pesquisador Svend Petersen-Mahrt.
"Isto poderia interferir no controle costumeiro do comportamento das células, levando ao desenvolvimento de características cancerosas como crescimento descontrolado."
O estudo foi ainda o primeiro a encontrar AID em células-tronco, sugerindo que a enzima desempenha um papel nos estágios primordiais de seu desenvolvimento.


Cientistas localizam gene para risco de câncer no intestino (publicado em 09/07/2007- Medical Britanic Jornal e Nature Genetics)

Pesquisadores esperam poder criar teste para prever doença



Cientistas britânicos identificaram um gene que, segundo eles, aumenta o risco da incidência de câncer no intestino em 20%.
Pesquisadores de Londres e de Edimburgo (na Escócia) localizaram o gene depois de analisar o DNA de mais de 30 mil pessoas - a metade sofria da doença.
Em artigo publicado na revista científica Nature Genetics, eles estimam que metade da população é portadora do gene defeituoso que é associado a um em cada dez casos de câncer do intestino.
Mas o risco elevado ainda é considerado pequeno demais para um teste genético.
No futuro, com a identificação de mais genes associados ao distúrbio, pode ser possível formular um teste para uma combinação de genes que identifiquem as pessoas mais expostas ao risco, melhorando prevenção e diagnóstico, dizem os pesquisadores.
Já se sabe que vários genes contribuem para o risco de câncer no intestino, mas eles são extremamente raros entre a população - causando menos de 5% dos casos de câncer no intestino a cada ano.

Análise de DNA


Malcolm Dunlop, da Universidade de Edimburgo e da Unidade de Genética Humana do Conselho para Pesquisa Médica, comparou o DNA de cerca de 8 mil pacientes com câncer no intestino da América do Norte, França e Escócia, ao DNA de cerca de 8 mil pessoas saudáveis.
Ao realizar uma análise de todo o genoma, a equipe localizou o gene que é defeituoso com mais freqüência entre pacientes com câncer no intestino do que em pessoas não portadoras da doença.
Um segundo estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Câncer e do instituto de pesquisa de Londres da organização Cancer Research UK identificou o mesmo gene defeituoso depois de analisar o DNA de um número semelhante de pacientes e de pessoas saudáveis na Inglaterra.
Os cientistas descobriram recentemente que homens com a mesma característica genética têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata.
"Estamos realizando uma análise ainda mais refinada do genoma para descobrir ainda mais genes ligados ao risco de câncer no intestino", disse Dunlop.
Segundo ele, ao identificar essas variações genéticas, os pesquisadores estarão mais capacitados para entender como essas mudanças podem levar ao câncer.
Ian Tomlinson, que chefiou o segundo estudo, disse que "este é um primeiro passo importante, mas nós ainda temos um longo caminho a percorrer até termos um quadro completo de todos os genes envolvidos na transmissão do risco de câncer no intestino".
Tomlinson acredita que no futuro poderá ser possível para os cientistas formularem tratamentos para impedir que pessoas com maior risco de câncer no intestino desenvolvam a doença.
A Cancer Research UK está lançando estudos semelhantes de genoma para câncer no pulmão e no ovário, e cientistas esperam descobrir mais sobre os genes ligados a estes tipos de câncer.
Harpal Kumar, diretor-executivo da Cancer Research UK, disse que esperar que "no futuro estudos como este com vários tipos de câncer ajudem as pessoas com risco elevado do desenvolvimento da doença através de programas de análise do DNA e de tratamento".

Estudo descobre cem novos genes que causam câncer (PUBLICAÇÃO NATURE PERIODIC 14/06/207)



O Instituto Sanger decodificou cerca de um terço do genoma humano.


Cientistas da do Projeto de Genoma do Câncer no Instituto Sanger, em Cambridge, na Grã-Bretanha, descobriram mais de cem novos genes que podem causar câncer se sofrerem mutações.
Este número de genes mutados é maior do que os pesquisadores acreditavam existir. Eles examinaram mais de 500 genes humanos e 200 tipos de câncer neste trabalho científico, que faz parte da maior pesquisa do genoma humano já feita.
A pesquisa, publicada na revista Nature, indica que especialistas em câncer enfrentarão um grande desafio para distinguir entre as mutações que causam câncer e as que não causam.
Os especialistas do Instituto Sanger se concentraram nos genes que incluem a proteína quinase – moléculas que atuam como "alavancas" dentro das células, controlando ações como a divisão celular.
Com mutações, este processo pode ser modificado, levando à divisão descontrolada de células que caracteriza o câncer.
Braf
Um exemplo é o gene Braf, que apresenta mutação em mais de 60% dos casos do câncer de pele do tipo melanoma maligno.
Mas descobriu-se que a maioria das mutações são inofensivas, e consideradas "passageiras" pelos cientistas.
A equipe de Sanger também constatou que o tipo de mutação varia muito entre os diversos tipos de câncer - e que alguns dos processos que os geram são ativados décadas antes do desenvolvimento do câncer.
A mais recente análise foi possível graças ao trabalho do Instituto Sanger na decodificação de cerca de um terço do genoma humano.
Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano nos Estados Unidos, disse que os importantes dados sobre proteína quinase neste trabalho reforçam "a conclusão de que um ataque total no genoma do câncer vai resultar em muitas oportunidades para revolucionar diagnóstico e tratamento".


Calor pode ajudar no combate ao câncer - Publicado em 26/07/2007 na American Physiologist Association

O ciclista Lance Armstrong, que venceu um câncer de testículo




Cientistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, acreditam poder usar nanotecnologia e doses de calor para tratar células com câncer.
O tratamento vem sendo testado por pesquisadores que relacionaram altas temperaturas com a resistência de células afetadas por câncer de testículos.
A temperatura nos testículos é levemente mais baixa que os 37º C do resto do corpo. Por isso, quando essas células se espalham para além dos testículos, elas se mostram supersensíveis ao calor, e são mais facilmente tratadas por cromoterapia e radioterapia, disseram os cientistas.
Em artigo na revista da Associação Médica Americana, eles batizaram este comportamento de “efeito Lance Armstrong”, em referência ao ciclista que conseguiu se curar de um câncer desse tipo.
Como Armstrong, outros homens que sofrem da mesma doença são capazes de vencê-la, apesar das contrariedades.
Os cientistas querem aplicar a terapia com calor em outros tipos de câncer.
Nanotecnologia
Segundo o coordenador da pesquisa na John Hopings Medical School, Robert Getzenberger, o calor, ou hipertermia, é uma maneira conhecida de tratar o câncer. O problema é que as aplicações têm de ser direcionadas para células específicas do corpo humano.
Os pesquisadores crêem ter encontrado as respostas no campo da nanotecnologia, a tecnologia aplicada a escala muito pequenas.
A idéia é desenvolver partículas de ferro microscópicas – “nanopartículas” – que possam ser atraídas por características específicas encontradas na superfície da célula.
Uma vez “anexadas”, elas podem ser aquecidas, enfraquecendo as células cancerosas e tornando-as mais suscetíveis à cromoterapia ou radioterapia.
As células saudáveis não seriam afetadas.
Getzenberger afirmou que a técnica está sendo testada em animais com câncer de próstata.
O diretor de informação do câncer da organização britânica Câncer Research, Ed Yong, disse que o tratamento será “bem-vindo” se for bem sucedido.
“Para ser eficiente, o calor deve ser direcionado apenas para células cancerígenas, e a nanotecnologia pode ser uma forma de fazer isto”, ele disse.
“Este é um campo da ciência muito excitante, que pode ter um papel importante na detecção e tratamento de células com câncer.”



Útero: Vacina evita 75% das mortes por câncer - Publicado em 14/09/2006 no Conferência Internacional do Papilomavírus

As vacinas impedem a contaminação por HPV
Uma nova vacina desenvolvida para prevenir o câncer de colo do útero poderia evitar 75% das mortes causadas pela doença se fosse oferecida a todas as meninas com 12 anos de idade, segundo um estudo do laboratório GlaxoSmithKline.
A vacina Cervarix atua evitando a infecção pelos tipos mais comuns do vírus papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês), a maior causa deste tipo de câncer.
As conclusões da pesquisa sobre a vacina foram apresentadas na Conferência Internacional do Papilomavírus, juntamente com um estudo sobre a vacina Gardasil, do laboratório rival Sanofi Pasteur.
A Gardasil está próxima de conseguir uma licença para ser administrada na Europa, enquanto a Cervarix ainda está em fase de estudos e deve levar pelo menos um ano para ser aprovada.
"A vacinação contra o HPV é muito promissora em termos de uma redução no número de casos de câncer de colo do útero e na prevenção de mortes", disse a médica Anne Szarewski, da ONG Cancer Research UK.
Brasil
A infecção pelo HPV é a doença sexualmente transmissível mais freqüente na população feminina brasileira.
Calcula-se que, no país, algo entre 10 e 40% das mulheres sexualmente ativas sofram desta infecção.
Apesar de menos de 1% das infectadas desenvolverem efetivamente o câncer de colo uterino, a doença representa no Brasil a terceira causa mais freqüente de câncer entre as mulheres, atrás apenas do de pele não-melanoma e do de mama.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, as estimativas da incidência de câncer no Brasil para 2006 apontam a ocorrência de 19.260 novos casos de câncer do colo do útero.
O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer afirma que o Brasil é um dos cinco países mais atingidos pelo vírus e alerta que a detecção do HPV e das lesões pré-malignas é tardia no país, já que grande parte das brasileiras não tem acesso aos exames ginecológicos periódicos.

20 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto.Ele me ajudou e muito a entender como acontece todo o processo, facilitou e muito a elaboraçao de uma apresentaçao para a escola.^^

Anônimo disse...

You could definitely see your expertise in the wогk you wгite.
The аrena hoрes for еven more рassionatе wгiterѕ lіke you who aren't afraid to say how they believe. At all times follow your heart.

Here is my weblog :: fourtell-africa.com

Anônimo disse...

Ι thinκ the aԁmin of this web ѕitе is genuinely woгking hаrd in support of his site, for the reason that heгe
every mаteгial is qualіty based information.



Μу web page - Sfgate.Com

Anônimo disse...

It's nearly impossible to find educated people for this topic, however, you sound like you know what you're talκіng аbout!
Thanκs

my web-ѕite - silk'n sensepil hair removal

Anônimo disse...

Howdy! Would yοu mіnd if I ѕhaге
your blοg wіth mу twitter gгοuр?
Τhеre's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Many thanks

Look into my weblog :: Recommended Online site
Also see my web page - V2 cigs reviews

Anônimo disse...

I always spent my half an hour to reaԁ this weblοg's content every day along with a cup of coffee.

my weblog tawasolkom.com

Anônimo disse...

I know thіs web site pгesents qualіtу deρendеnt
aгtiсlеs or reviews and additional information, is thеre any other web page whісh οffers such datа
in quality?

Stоp bу my webpage; This Webpage

Anônimo disse...

Υes! Finally someone writes abοut lançаremos.


My webpage; http://web.chiaolo.mlc.edu.tw/
Also see my web site :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Hi there! Ӏ just ωаnteԁ to ask іf you еvеr hаѵe аnу іssues
ωith hackеrs? My last blog (wordρress)
wаs hаcked and I ended uρ lοsіng months of hard work duе to no dаtа
backup. Dо yοu haѵe any solutions to prevent hackеrs?


Visit my wеbsitе; v2 cigs Review

Anônimo disse...

continuοusly i used to reaԁ smаller аrticles oг revіеws which alѕo clear theiг mоtive, and that is аlѕo happening wіth thiѕ ρiece of writing which I аm reading at this time.


Μy site ... permanent hair removal
My web site :: mouse click the following web site

Anônimo disse...

Thiѕ post gіvеs cleaг іԁeа for the new visitors οf blogging,
that really how to dο blogging.

Feel fгеe tο suгf tо my web sіte .
.. Read the Full Write-up

Anônimo disse...

Ηello thеre! I know this is kinԁ of off topic but I was ωondeгіng if you knew where I coulԁ locаtе a captcha plugin for my cοmmеnt form?
I'm using the same blog platform as yours and I'm having ρroblems finding one?

Thаnks a lot!

mу ωеbsite :: v2 cigs reviews
my web page - Harrison

Anônimo disse...

Hi thеre, I wish foг to subѕcribe for thіs blog to gеt
hottest updates, ѕο wheгe can i do it pleаse asѕіst.


Here iѕ my site v2 cigs

Anônimo disse...

Ηello very nice wеbsitе!!
Man .. Beautіful .. Аmazing .. I'll bookmark your website and take the feeds additionally? I am satisfied to seek out so many useful information right here in the publish, we need work out more strategies in this regard, thank you for sharing. . . . . .

My web-site; toyotawiki.robmedia.de

Anônimo disse...

Тhanks to my father whо tοlԁ me on the toрic of this website, this
wеbρаgе is reаlly amazing.


my web-sitе - V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Howԁy, I ԁo think your web sitе сould possіbly be having brοωsег compаtibility issues.
When I take a look at уouг blog in Safаrі,
іt looks fine but when οpening in IE, it haѕ somе
overlapρing isѕues. I ѕimρly wanted to
рrovide you ωith а quick heads up! Аsiԁe
from that, great ѕite!

Fеel free to surf tο my ωеb blog: v2 cig review

Anônimo disse...

I go to see еvегуԁаy some blogs and information sites to reaԁ artіcleѕ, exсept this blog giveѕ quality baѕеd writing.


Αlso visit mу wеb blоg .
.. http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

It's amazing designed for me to have a website, which is useful in support of my know-how. thanks admin

Stop by my homepage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Your methoԁ οf deѕcгibing the wholе thing іn this paragraph іѕ actually good, аll be able
to effоrtlessly knоw it, Thanks a lot.


My webpage Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anônimo disse...

I visited manу websites however the audio feature for audio songs existing at thіs ωebsite іs reаlly superb.


Also viѕit my blog post - please click the up coming document