domingo, 27 de maio de 2007

Estudo dirigido (para a 7ª série ou 8º ano do Ensino fundamental)

(Aqueles que não estiverem prontos serão alvos fáceis ao império!!!)


Questão 01- Desde o local de produção até a fecundação, qual é o trajeto de um espermatozóide? Cite órgãos e estruturas orgânicas neste trajeto)



Questão 02- Fazendo um comparativo entre órgãos masculinos e femininos, qual é o órgão equivalente em relação a origem embrionária ou função? (complete o quadro abaixo


EX: Masculino Feminino

Pênis Clitóris

Escroto ?

? útero

? Trompa ou tuba uterina

testículo ?

Ducto ejaculatório ?




Questão 03- Quais são as 4 glândulas envolvidas no sistema reprodutor masculino? O que cada uma destas produz e que é importante ao padrão hormonal masculino e a formação do espermatozóide?


Questão 04- Quais são as 4 glândulas envolvidas no sistema reprodutor feminino? O que cada uma destas produz e que é importante ao padrão hormonal feminino, na formação do óvulo e no preparo do corpo feminino para a gravidez?





Questão 05- Quais são os hormônios femininos que induzem a produção e liberação do óvulo? Quais são os hormônios que preparam o útero e o corpo feminino para a gravidez?


Questão 06- Da questão anterior, como os hormônios femininos interagem entre si e que têm como consequência o ciclo reprodutivo ou menstrual feminino? (Veja um gráfico envolvendo os 4 principais hormônios femininos ao longo do ciclo menstrual)






Questão 07- Descreva o que ocorre durante um parto normal desde as primeiras contrações até a expulsão do feto e placenta? Quais são os procedimentos médicos durante o parto normal?


Questão 08- Quais são os procedimentos clínicos e cirúrgicos durante o parto cesarianos? Quais são as vantagens e desvantagens do parto cesariano em relação ao parto normal?








Questão 09- Qual é a diferença entre o gêmeo univitelino e bivitelino? Como estes casos de gêmeos ocorrem durante a fecundação? Como é o desenvolvimento destes em relação a formação da placenta? (Indique semelhanças ou diferenças entre gêmeos uni e bivitelinos).





Questão 10- Na figura abaixo estes gêmeos são uni ou bivitelinos? Justifique sua resposta.





Questão 11- Quais são os métodos anticoncepcionais físicos, químicos, naturais e definitivos? Descreva como estes são usados, quais são mais eficientes como método anticoncepcionais, vantagem e desvantagem de cada um destes métodos?



Questão 12- Quais são as principais funções da água no organismo vivo? Todos os órgãos tem a mesma quantidade de água? Por quê?



Questão 13- Cite 7 sais minerais essenciais ao nosso organismo? Quais as doenças ou deficiências que a falta destes sais poderiam causar ao organismo humano?



Questão 14 - Qual a diferença entre nutriente orgânica e inorgânico? Cite exemplo de cada um deles?

Questão 15- Quais são os principais exemplos e funções de;

  • Carboidrato
  • Lipídeo
  • Proteína
  • Vitaminas

Questão 16- Qual são as vitaminas lipossolúveis e suas funções? Quais são as vitaminas hidrossolúveis e suas funções? O que a deficiência destas vitaminas pode ocasionar em termos de doenças e disfunções da saúde?


2 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha muito 10 !! arrasaram

Anônimo disse...

hehehehehehe muitooooo 10 !! adoreii !!arrasaram !!