segunda-feira, 14 de maio de 2007

Organóides Citossólicos (Citoplasmáticos)


Os organóides do citoplasma estão envolvidos em quatro funções básicas celulares:

  • Obtenção de energia
  • Síntese de substâncias químicas
  • Reprodução ou divisão celular
  • Defesa



Usando seu livro e caderno, denomine os organóides acima!!!


Obtenção de energia
Organóides envolvidos - mitocôndria e cloroplastos



MITOCÔNDRIAS

Diagrama de mitocôndria humana.
A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz excessivamente presente em células do sistema nervoso e no coração, uma vez que estes apresentam uma demanda maior de energia.
Presente na maioria dos eucariontes, exceto em um grupo de protistas chamado Archezoa, entretanto a análise genômica desses organismos indica que eles podem ter perdido a mitocôndria ao longo da evolução. A principal evidência disso é que alguns genes codificadores de proteínas mitocondriais têm sido encontrados no genoma nuclear desses protistas (Bui & Bradley, 1996). Foi descrita por Altmann, em 1894 (que as denominou "bioblastos"), sugerindo sua relação com a oxidação celular. Seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas, mil ou até dez mil dessas estruturas por célula.
Apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA que codifica proteínas necessárias à respiração celular.
A presença de material genético na mitocôndria fez emergir teorias sobre sua origem. Muitos biólogos argumentam que a mitocôndria um dia teria sido um organismo bacteriano fagocitado por uma célula eucariota, passando a partir daí a viver em simbiose com seu hospedeiro. Seja qual for sua origem, sua função é vital para a célula, sem a qual há morte celular - e morte da própria mitocôndria. Sendo assim, as mitocôndrias foram selecionadas como entidades com baixo índice de mutações. Geneticistas aproveitam essa propriedades para examinar, através do DNA mitocondrial, as relações de parentesco entre os grandes grupos de seres vivos. As mitocôndrias evoluem cerca de 20 vezes mais rápido do que as células normais.
A mitocôndria forma uma extensa rede, denominada rede mitocondrial. Essa rede é contituída por subunidades mitoncondriais que podem se fundir ou se dividir de acordo com as necessidades fisiológicas.
A organela tem sido associada, nos últimos anos, ao processo de morte celular denominado apoptose. Diversas proteínas mitocondriais encontram-se diretamente ligadas à apoptose, como as proteínas BCL-2, AIF e o Citocromo C, por exemplo.
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidaçao de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.

Ciclo de Krebs
O piruvato produzido pela glicólise entra no mitocôndria e é transformado em acetil-CoA pelo complexo enzimático da piruvato desidrogenase. A acetil-CoA se condensa com o oxaloacetato e assim "começa" o Ciclo de Krebs. O Ciclo de Krebs é um conjunto de reações quimicas que ocorrem dentro da mitocôndria.

β-oxidação de ácidos graxos
É adicionado coenzima A (CoA) aos ácidos graxos de cadeia longa, e esses ácidos graxos, chamados CoA graxos, são identificados pelo complexo protéico da Carnitina e assim passam para dentro do mitocôndria.

Cloroplasto


CloroplastoOs cloroplastos são organelos membranares de forma variada, tendo os das plantas superiores forma lenticular ou ovóide. Encontram-se em suspensão no hialoplasma. Os cloroplastos têm grande importância biológica uma vez que neles se realiza a fotossíntese, uma função esssencial no mundo vivo.


4 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiiii!!!!!
Usei para minha prova pesquiza!
espero q me ajude ainda mais...
Parabéns!
bem completo e simples!

Thiago Prado disse...

Professor, seu blog está de parabéns, sou acadêmico de direito, mas minha namorada estava pesquisando sobre o assunto para um trabalho, comecei a ler e me interessei muito pelo tema, aprendi algumas coisas em pouquissimo tempo, o que não aprendi nos 3 anos do ensino médio.
boa sorte e sucesso.

Anônimo disse...

nossa eu amei o texto eu estava fazendo uma pesquisa e vi o site!!
muito bom mesmo!!!

Anônimo disse...

Naked [url=http://nudecelebrites.blog.co.in/2010/07/20/dania-ramirez-sexy-maxim-photoshoot/] naked movies[/url] nakedpictures