quinta-feira, 24 de maio de 2007

TIPOS CELULARES

CÉLULA PROCARIÓTICA


As bactérias são consideradas as células mais primitivas pois apresentam uma estrutura celular procariótica, ou seja, o seu material genético está disperso no citoplasma (sem membrana celular). Além disso, elas também não apresentam estruturas intracelulares observadas em eucariotos, como mitocôndria, retículo endoplasmático e aparato golgiense.


Observação de uma célula procariótica.




Célula Eucariótica

A célula eucariótica possui três componentes principais:
O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática, e a membrana plasmática e suas diferenciações.
Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica.
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a ação mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.
As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.





Tipos de Células Eucarióticas: célula animal e célula vegetal

As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes em mecanismos moleculares como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.
A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com um suco celular, solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Ao contrário das células animais, que utilizam o glicogênio como reserva energéticas, as células vegetais armazenam amido. E na comunicação entre as células, nos vegetais é feita através de conexões chamadas plasmodesmas, e nas células animais, as junções comunicantes são responsáveis por esse papel.


Célula vegetal





Célula animal

10 comentários:

Anônimo disse...

oobrigadinha, sua postagem foi de grande ajuuda' valeeo'zãão cooleega #)³

Anônimo disse...

sério ... muito útil... muito obrigada

Anônimo disse...

Valeuu, acrescentou a mim algumas informaçõs importantes :)

Anônimo disse...

Muuuito bom meesmo, valeu. Eu nao havia entendido nada na aula, mas aqui no seu blog eu me achei ;) muito obrigada xD

Samara nogueira disse...

Estou na sala de aula da UFOPA- Universidade Federal do Oeste do Pará,tonando o seu artigo com base para melhor assimilação do conteúdo ministrado pelo meu profº de Biologia Celular e Molecular. Agradeço sua contribuição para com o meu aprendizado como docente. Parabéns pelo seu trabalho

Samara nogueira disse...

Estou na sala de aula da UFOPA- Universidade Federal do Oeste do Pará,tonando o seu artigo com base para melhor assimilação do conteúdo ministrado pelo meu profº de Biologia Celular e Molecular. Agradeço sua contribuição para com o meu aprendizado como docente. Parabéns pelo seu trabalho

Anônimo disse...

Having read this I believed it was extremely enlightening.
I appreciate you finding the time and effort to put this content
together. I once again find myself spending a lot of time both reading
and leaving comments. But so what, it was still worth it!
Feel free to visit my web site ... speed up my computer

Anônimo disse...

Very great post. I just stumbled upon your blog and wanted to mention that I've really enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your feed and I'm hoping you write once more
soon!
Feel free to visit my web site ... acne women

Anônimo disse...

I blog quite often and I truly thank you for your information.
Your article has really peaked my interest. I'm going to take a note of your website and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed as well.
my web site - http://bostaditurkiet.net/fastigheter-alanya

Anônimo disse...

valeu parceiro ajudou pra caralho